MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/RS - Nova desembargadora assumirá em 5/10

TJ/RS - Nova desembargadora assumirá em 5/10

Tomará posse, na próxima terça-feira, 5/10, a desembargadora Ângela Maria Silveira. A solenidade ocorrerá, às 13h45min, no Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça.

Da Redação

domingo, 3 de outubro de 2010

Atualizado em 1 de outubro de 2010 14:23


Posse

TJ/RS - Nova desembargadora assumirá em 5/10

Tomará posse, na próxima terça-feira, 5/10, a desembargadora Ângela Maria Silveira. A solenidade ocorrerá às 13h45 no Gabinete da Presidência do TJ.

A magistrada foi promovida ao cargo juntamente com outros quatro Juízes de Direito : Laís Ethel Corrêa Pias, José Conrado Kurtz de Souza, Eduardo João Lima Costa e Helena Marta Suárez Maciel. As vagas a serem ocupadas surgiram com as recentes aposentadorias dos desembargadores João Carlos Branco Cardoso, Elba Aparecida Nicolli Bastos, Paulo Antônio Kretzmann e Claudir Fidélis Faccenda e a nomeação do desembargador Paulo de Tarso Vieira Sanseverino como Ministro do STJ. Ainda não foram definidas as datas das demais posses.

Currículo

Natural de Porto Alegre, gradou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, após em Comunicação Social, pela Faculdade dos Meios de Comunicação - PUC, com habilitação em Jornalismo.

Exerceu a advocatícia, tendo em 4/2/1988 tomado posse no cargo de juíza de Direito da Justiça Estadual. A magistrada jurisdicionou, inicialmente, como juíza substituta, a comarca de Cachoeira do Sul e, após, como titular as comarcas de Capão da Canoa e Viamão e, a partir de janeiro de 1996 a comarca de Porto Alegre, sendo titular do 2º juizado da 3ª vara da dos Feitos da Fazenda Pública.

Como juíza convocada ao Tribunal de Justiça atuou na 1ª câmara Especial Cível, 4ª câmara Cível e 20ª câmara Cível. Exerceu também a função de juíza corregedora, atuando na Assessoria Especial das Vice-Presidências do Tribunal de Justiça.

Em dezembro de 2007 assumiu a 1º relatoria da turma recursal Criminal. Atuou como juíza da 2ª Zona Eleitoral de Porto Alegre no biênio de dezembro de 2005 a dezembro de 2007.

Antes da promoção a desembargadora, atuava como juíza convocada perante a 3ª câmara Especial Cível do TJ/RS.

___________