MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Advogados buscam cursos especializados em Direito Tributário fora das faculdades

Advogados buscam cursos especializados em Direito Tributário fora das faculdades

A deficiência da carga horária dedicada ao estudo tributário na grade e o interesse pelo tema despertado em cursos de graduação em Direito do Brasil faz com que os bacharéis recém egressos das faculdades precisem investir em cursos especializados na área.

Da Redação

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Atualizado às 07:36

Direito tributário

Advogados buscam cursos especializados em Direito Tributário fora das faculdades

A deficiência da carga horária dedicada ao estudo tributário na grade e o interesse pelo tema despertado em cursos de graduação em Direito do Brasil faz com que os bacharéis recém egressos das faculdades precisem investir em cursos especializados na área.

Para suprir essa lacuna, o Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET oferece cursos que aproximam a teoria do mais alto nível da análise de casos práticos, tornando-se uma instituição desvinculada de faculdades.

Argos Campos Ribeiro Simões, Agente Fiscal de Rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, buscou no Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET o aprimoramento do Direito tributário. "Quando comecei a fazer o curso do IBET, em 1998, percebi que o Direito Tributário fazia sentido e que havia uma forma até divertida de compreendê-lo", explica. Até então, Argos Campos tinha dificuldade com a matéria. Ele cursou também no IBET em 2008/2009 o curso de Extensão em Teoria Geral do Direito.

Em seu cargo de Agente Fiscal de Rendas, ele ocupa hoje as funções de Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas de São Paulo e Assistente Fiscal da Escola Fazendária do Estado de São Paulo. Hoje, ele também é professor da instituição.

"A profundidade das aulas e da bibliografia sugeridas pelo curso descortinaram um oceano de possibilidades de raciocínio, no qual permaneço navegando e aplicando desde 1998", relata. Outro aspecto ressaltado por Ribeiro Simões é sobre a metodologia de ensino utilizada em sala de aula. "O aluno, sem condicionamentos prévios, pensa inicialmente sobre as questões propostas e descobre, posteriormente, outras possibilidades nas discussões com os colegas e torna-se um saudável crítico construtivo quando das palestras do professor expositor", conta.

Metodologia e mercado

A metodologia aplicada pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET, com cursos que compõem-se de seminários e aulas expositivas, também é ressaltada por todos os seus alunos. Os seminários caracterizam-se pelo debate enquanto, na aula expositiva, o professor conferencista discorre sobre o tema, resolvendo as dúvidas suscitadas nos debates práticos. No lugar de apresentar toda a teoria em classe e reservar pouco tempo às discussões, o Instituto fornece previamente o tema dos seminários dos cursos, com respectiva bibliografia; o aluno deve se preparar estudando o conteúdo e respondendo a algumas questões. "Isso enriquece o debate durante o seminário", explica Priscila de Souza, coordenadora do instituto.

A advogada Aurora Tomazini de Carvalho também cursou o IBET, em 2001/2002. Na época, ela trabalhava em um escritório em Londrina. Depois do curso, decidiu investir mais nos estudos do Direito Tributário e mudou-se para São Paulo, onde fez mestrado e doutorado. Hoje ela é pesquisadora e professora do IBET, PUC/SP e Universidade Estadual de Londrina. "Ao contrário de outros cursos que despejam um monte de informações para serem absorvidas pelo aluno, o IBET faz com que o aluno construa suas informações", explica.

Para Aldo de Paula Junior, sócio do escritório Sacha Calmon e Misabel Derzi Consultores e Advogados, "o curso do IBET permite a formação do raciocínio crítico do aluno para que ele possa construir e fundamentar seus entendimentos sobre as questões mais complexas do Direito Tributário". Ele cursou uma das primeiras turmas do IBET em 2000/2001 em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, logo após a conclusão da faculdade, enquanto trabalhava na PriceWaterhouseCoopers.

Mestre e doutorando em Direito Tributário, o advogado ressalta que o curso do IBET ajudou em sua formação acadêmica aprimorando os conhecimentos do Direito Tributário. "Já na parte profissional, o IBET me permitiu um networking real e efetivo. Conheci profissionais excelentes e acabei por trabalhar com alguns colegas do curso", acrescenta Aldo.

"Isso mostra outra qualidade do IBET : tornou-se uma vitrine de talentos na área tributária. O IBET ajuda na carreira de um advogado tributarista. Semanalmente, recebemos propostas de vagas em grandes escritórios e empresas oferecidas exclusivamente aos nossos alunos", revela a coordenadora do IBET.

Especialização em Direito Tributário

Fundado em 1971 pelos juristas Rubens Gomes de Sousa, Antonio Roberto Sampaio Dória e Fábio Fanucchi, o IBET nasceu com o objetivo de formar profissionais com sólido embasamento acadêmico. Naquela época, a entidade realizava palestras sobre temas ligados ao Direito Tributário. Hoje, o IBET tem em seu comando o professor emérito da PUC/SP e da USP, Paulo de Barros Carvalho.

Um de seus cursos mais procurados é o de Especialização em Direito Tributário. As aulas começaram em agosto de 1998. Foram 300 alunos e 30 professores distribuídos nas cidades de São Paulo/SP, Campo Grande/MS, Porto Alegre/RS e Salvador/BA.

Desde a primeira turma, passaram pelo IBET mais de 2.500 alunos. A grande maioria ingressa na instituição com uma média de quatro anos de formação acadêmica. Além dos profissionais do Direito, os contadores e fiscais também procuram os cursos do IBET. Ao todo, a instituição conta com 250 professores.

O IBET oferece também cursos de extensão universitária : Metodologia da Pesquisa Científica, Contabilidade Tributária, Lógica Jurídica, Processo Tributário, Teoria Geral do Direito e Teoria e Prática no Processo Tributário.

Hoje, o Ibet está presente em 23 cidades. Além das já mencionadas, a entidade tem sucursais em : Bauru/SP, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Goiânia/GO, Guarulhos/SP, Londrina/PR, Maceió/AL, Natal/RN, Recife/PE, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ, São José do Rio Preto/SP, Sorocaba/SP, Uberlândia/MG e Vitória/ES.

_________________

_________________