MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. 23/10 - Comemorações marcam o Dia do Aviador e da FAB

23/10 - Comemorações marcam o Dia do Aviador e da FAB

Desfile militar e sobrevôo de aeronaves marcaram a solenidade de imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) e comemoração do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Cerca de 200 personalidades civis e militares foram agraciadas com a OMA, na manhã do dia 22/10, na Base Aérea de Brasília (BABR).

Da Redação

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Atualizado às 08:28


Solenidade

23/10 - Comemorações marcam o Dia do Aviador e da FAB

Desfile militar e sobrevôo de aeronaves marcaram a solenidade de imposição da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA) e comemoração do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. Cerca de 200 personalidades civis e militares foram agraciadas com a OMA, na manhã do dia 22/10, na Base Aérea de Brasília (BABR).

A Comenda é concedida a militares que tenham se distinguido no exercício de sua missão e a cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham se destacado por prestar serviço à Nação Brasileira dentro de sua área de atuação. Corporações também foram condecoradas por serviços ou ações que recomendem reconhecimento nacional.

A Comenda foi entregue pelo presidente Lula, pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim ; pelo comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito ; e por Oficiais-Generais da Força Aérea. Entre os agraciados deste ano, estava o Major-Brigadeiro-do-Ar José Rebelo Meira de Vasconcelos, veterano combatente da Força Aérea Brasileira na Segunda Guerra Mundial. "O 23 de outubro é um grande dia para a Aeronáutica porque se comemora o grande feito de Santos Dumont. Desde o tempo de escola comemoramos esse dia em todas as unidades e é uma data que já está encaixada em nossa cabeça e que não conseguimos esquecer", destaca ele.

Outra agraciada com a OMA foi a vice-Governadora do Distrito Federal, Ivelise Longhi. Ela lembrou o trabalho realizado pela Força Aérea e ressaltou a atuação dos militares que vestem o azul. "É uma honra muito grande e acho que todos nós brasileiros devemos prestigiar as nossas instituições, principalmente as militares. A Força Aérea tem demonstrado todo esse cuidado para com a nossa Pátria", afirma ela, explicando que a atuação da FAB é impecável não só no Distrito Federal, mas em todo o país.

A dedicação dos militares da Aeronáutica também foi destacada pelo Tenente-Brigadeiro Saito na Ordem do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. "Graças ao empenho de cada um dos integrantes de nossa organização, somos hoje uma Força Aérea respeitada e atuante, perfeitamente inserida no contexto nacional e internacional". Além de personalidades civis e militares, corporações também foram condecoradas por sua atuação. Entre elas, estava o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).

Durante a solenidade, o presidente Lula passou em revista a tropa, composta pela Banda da Base Aérea de Brasília e por Cadetes da Academia da Força Aérea. Também houve sobrevoo de aeronaves F-2000, do 1º Grupo de Defesa Aérea, E-99 e R-99, do 2º Esquadrão do 6º Grupo de Aviação, e C-95 do 6º Esquadrão de Transporte Aéreo. Também na manhã de hoje foi realizada uma cerimônia de saudação da Marinha e do Exército à Força Aérea. Na solenidade, o Tenente-Brigadeiro Saito foi condecorado com a Medalha Militar de Platina com Passador de Platina pelos 50 anos de serviços prestados à Aeronáutica.

Defesa homenageia Força Aérea e aviadores

O Ministério da Defesa também comemorou o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira em solenidade realizada no 21/10 em seu edifício-sede. A cerimônia foi presidida pelo Secretário de Política, Estratégia e Assuntos Internacionais do Ministério, Tenente Brigadeiro-do-Ar Marco Aurélio Mendes.

Durante a cerimônia, foram agraciados com a "Medalha Militar" nove militares pelo reconhecimento e bons serviços prestados. Foi feita também a leitura da ordem do dia, dirigida pelo Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, que destacou os serviços prestados pelos militares brasileiros que defendem o Brasil e apoiam alguns países vizinhos como o Haiti e o Chile. Estiveram presentes à solenidade mais de 70 pessoas, entre autoridades civis e militares.

Militares condecorados :

Medalha de ouro, com passador de platina

  • Major-Brigadeiro-do-ar, Álvaro Knupp dos Santos

Medalha de ouro com passador de ouro

  • Coronel de Infantaria Ernesto Henrique Fouquet ; coronel de Infantaria Charles Estevam de Oliveira Hasler ;
  • Tenente-Coronel de Infantaria Maurício Rocha de Paiva e o Suboficial José Novais de Oliveira Neto.

Medalha de prata, com passador de prata

  • Primeiro-Sargento Adauto de Freitas Moreira ; Primeiro-Sargento Carlos José de Souza ; Terceiro-Sargento André Luiz de Vasconcelos Lino.

Medalha de bronze, com passador bronze

  • Terceiro-Sargento Eduardo dos Santos Rocha

________________
_________

Fonte : Ministério da Defesa

_________
________________