MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Fórum da Freguesia do Ó, em SP, ganha Revisteca

Fórum da Freguesia do Ó, em SP, ganha Revisteca

O foro Regional XII - Nossa Senhora do Ó inaugurou sexta-feira, 25/11, a 1ª Revisteca instalada dentro de um fórum. O evento contou com a presença de diretores do Grupo Abril, juízes, promotores, defensores públicos, advogados, religiosas, funcionários do fórum e outras autoridades.

Da Redação

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Atualizado às 07:41


Leitura

Fórum da Freguesia do Ó em SP ganha Revisteca

O foro Regional XII - Nossa Senhora do Ó inaugurou sexta-feira, 25/11, a 1ª Revisteca instalada dentro de um fórum. O evento contou com a presença de diretores do Grupo Abril, juízes, promotores, defensores públicos, advogados, religiosas, funcionários do fórum e outras autoridades.

Desde 2005 a Dinap (Distribuidora Nacional de Publicações), empresa do Grupo Abril, com a colaboração de seus distribuidores, promove a Revisteca Abril. A proposta do projeto é a doação de revistas e coleções para formação de espaços de leitura, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura nas crianças, jovens e adultos.

O diretor Superintendente da Gráfica Abril, Eduardo Costa, disse ser um prazer estar participando da inauguração da Revisteca no fórum. "O desenvolvimento começa com o aprendizado, e este e a leitura andam de mãos dadas", disse ele.

"Ser pioneiro é estar aqui inaugurando a 1ª Revisteca em um fórum, que também foi o primeiro fórum digital. Esperamos que mais inaugurações como esta aconteçam, com outros parceiros e amigos da região", completou Costa.

A juíza do foro Nossa Senhora do Ó, Teresa Cristina Castrucci Tambasco Antunes, agradeceu à presença de todos. "Estamos inaugurando uma Revisteca, que significa lugar onde se guarda revista".

E prosseguiu : "Os jurisdicionados do fórum Nossa Senhora do Ó, adultos, jovens ou crianças poderão, assim, usufruir dessa inestimável oportunidade, enquanto aguardam ser atendidos, incrementando a cultura, a informação, o lazer e a humanização do atendimento", finalizou a magistrada.

Segundo o diretor superintendente da Dinap, Bruno Tortorelllo, a função do projeto é entregar um pouco de cultura e entretenimento a quem tem pouco acesso ao mundo da cultura. A escolha da instalação da Revisteca no fórum Nossa Senhora do Ó faz parte de um Projeto Entorno que visa beneficiar locais próximos ao prédio da gráfica da Abril.

Cada Revisteca recebe trimestralmente cerca de 150 títulos diferentes distribuídos pela Dinap; depois desse período, as publicações antigas poderão ter o destino que for mais conveniente (doadas, utilizadas para confecção de artesanatos, etc).

Com a parceria, a Editora Abril vai disponibilizar para o fórum, revistas como : Veja, Super Interessante, Exame, Claudia, Manequim, e ainda publicações infantis como: Pinte e Brinque, Pinte Legal, Recreio, Princesas e gibis que ficarão à disposição dos funcionários e visitantes em dois stands montados no hall do fórum.

A primeira Revisteca foi inaugurada em junho de 2005, em Diadema/SP, na biblioteca do Centro Habitacional da Vila Socialista. O projeto Revisteca já foi implantado em mais de 460 unidades em todo o Brasil, entre hospitais, escolas, bibliotecas e Casa da Cultura.

Foro Regional Nossa Senhora do Ó

O foro Regional XII - Nossa Senhora do Ó foi inaugurado em 26 de junho de 2007 e abrange a região da Freguesia do Ó, Pirituba, Brasilândia e Bairro do Limão. Nele trabalham nove magistrados e 120 funcionários. Circulam aproximadamente por suas dependências 300 pessoas diariamente.

Trata-se do primeiro fórum totalmente digital do Brasil, com quatro varas cíveis e três varas de família.Em outubro foram distribuídas 1.069 novos processos. O número total de feitos em andamento é de 43.425.

________________
_________

Fonte : TJ/SP

_________
________________