MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Direito Processual Civil Europeu Contemporâneo"

Resultado do sorteio da obra "Direito Processual Civil Europeu Contemporâneo"

Da Redação

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Atualizado em 6 de dezembro de 2010 09:40


Sorteio de obra

Na obra coletiva "Direito Processual Civil Europeu Contemporâneo" (Lex - 382p.), o coordenador José Rogério Cruz e Tucci, teve como objetivo vislumbrar o Direito Processual Civil Europeu atual, apresentando uma visão panorâmica deste.

O propósito comum de todos os seus autores foi exclusivamente o de produzir material de fomento à pesquisa, com as informações necessárias do sistema processual em vigor num determinado país europeu, destacando aqueles onde o processo civil é mais desenvolvido.


Cada capítulo é enriquecido com referências bibliográficas atualizadas.

"Na moderna doutrina estrangeira, na área do processo civil, há inúmeras coletâneas que têm procurado acentuar os pontos de convergência e de discrepância no âmbito dos mais diversificados modelos processuais. Estas obras fornecem inestimável auxílio ao estudo comparativo de experiências jurídicas com raízes heterogêneas. Não é preciso dizer que a análise científica do fenômeno processual, pela perspectiva comparada, traz enorme contribuição para a devida compreensão de muitos institutos já colocados à prova em outros países. Constitui, ademais, importante subsídio para o aperfeiçoamento da ciência processual e para a solução de problemas emergentes da praxe judiciária. Verifico, no entanto, que a bibliografia pátria carece de obra deste gênero.

Assim, inspirando-me no formato das referidas antologias estrangeiras, convidei alguns de meus mais qualificados orientados, do passado e do presente, para, em conjunto, examinarmos, numa visão panorâmica, o direito processual civil europeu de época contemporânea.

O escopo comum de todos os autores desta obra é exclusivamente o de produzir material de fomento à pesquisa, com as informações necessárias do sistema processual em vigor num determinado país europeu, dentre aqueles nos quais o processo civil é mais desenvolvido, e da respectiva bibliografia, para que o estudioso interessado, dispondo de dados atualizados, possa aprofundar o seu conhecimento acerca dos institutos processuais de maior relevo.

Confesso publicamente o meu orgulho de poder contar com o talento de jovens processualistas que, de um modo ou de outro, além do contato estreito que com eles mantenho, continuam comprometidos com o objetivo precípuo que nos norteia, qual seja, o de compartilhar e disseminar o estudo do processo civil.

Com a publicação do presente livro, o plano da empreitada obteve o êxito alvitrado, de sorte que os mesmos co-autores trabalham agora na execução de outro projeto, análogo a este. Preveem para breve a publicação da obra intitulada Direito Processual Civil Americano Contemporâneo (subsídios para comparação jurídica)." O coordenador

Sobre o coordenador :

José Rogério Cruz e Tucci é graduado em Direito pela USP, mestrado em Direito pela USP e doutorado em Direito - Università di Roma. Atualmente é professor Titular da USP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil e História do Direito Processual Civil.

_______________

 Ganhadora :

Renata Fernandes Gusmão, de Governador Valadares/MG









______________

Adquira já o seu :












__________________