MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Projeto especial do TJ/BA é premiado

Projeto especial do TJ/BA é premiado

O projeto especial do TJ/BA, TJBA Express - Justiça Rápida com Hora Marcada, ganhou o Prêmio Boas Práticas, reconhecido como uma iniciativa que promove melhorias no serviço público.

Da Redação

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Atualizado em 13 de dezembro de 2010 15:50


Reconhecimento

Projeto especial do TJ/BA é premiado

O projeto especial do TJ/BA, TJ/BA Express - Justiça Rápida com Hora Marcada, ganhou o Prêmio Boas Práticas, reconhecido como uma iniciativa que promove melhorias no serviço público.

Na noite do último sábado, 12/12, durante as comemorações do Dia Você Servidor, Maria do Rosário Dantas Passos, coordenadora do projeto, recebeu a premiação das mãos do Secretário Estadual da Administração, Manoel Vitório.

O Boas Práticas, promovido pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), destaca inovações promovidas por iniciativa dos servidores no ambiente de trabalho.

O prêmio contempla os dez melhores relatos com ações de desenvolvimento de pessoas, que podem ser concretizadas na forma de participação em congressos, eventos, visitas técnicas, cursos ou outros eventos que caracterizem situação de aprendizagem, em âmbito Estadual, nacional ou internacional.

Para a presidente do TJ/BA, desembargadora Telma Britto, o TJ/BA Express "é um projeto recente, pensado e estruturado nesta gestão, e que felizmente já revela resultados visíveis, a exemplo dessa premiação de boas práticas no Estado".

A desembargadora também destaca que o serviço foi "lançado para se transmudar numa alternativa viável à população, permitindo a realização de serviços extrajudiciais com hora marcada, o que resulta numa possibilidade de programação antecipada da parte interessada".

O secretário Manoel Vitório considera que é preciso inovar e modernizar o serviço público : "É preciso persistir, insistir. Dar uma atenção especial ao funcionalismo, ao serviço público, mediante o qual alcançamos cada cidadão baiano".

O secretário ressalta, também, que através de ações de incentivo como esta, o governo do Estado "está construindo uma nova cultura na sociedade baiana. Uma cultura de valorização do servidor".

A SAEB recebeu, ao todo, 110 ações inscritas para o Prêmio Boas Práticas. O projeto TJ/BA Express ficou entre as 10 melhores e foi considerado pela comissão julgadora, um serviço de excelência. Agora, como reconhecimento, o projeto receberá capacitações em gestão pública.

"É muito gratificante estar aqui representando o TJ/BA. Fico muito contente em ter a oportunidade de presenciar o reconhecimento do serviço que o TJBA Express tem prestado à população. O prêmio é significativo", revelou emocionada Maria do Rosário.

Programa

Realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), o evento integrou as ações do Programa Você Servidor, implementado pelo governo do Estado, com o objetivo de valorizar o funcionário público Estadual.

Por meio da SAEB e com o apoio da Bahiatursa, Sudesb, Polícia Militar e do BB, durante a festa também foi entregue o Prêmio Servidor Cidadão, que homenageou as melhores iniciativas voluntárias promovidas por servidores e que trazem benefícios para a comunidade.

Além do Secretário Estadual da Administração também estiveram presentes à solenidade de premiação promovida pelo governo do Estado, o Secretário de Segurança Pública, César Nunes e o Comandante Geral da PM, Nilton Régis Mascarenhas.

TJ/BA Express

Inaugurado em junho deste ano, dentro da nova unidade do SAC, instalada no Shopping Paralela, o TJ/BA Express é a primeira unidade a oferecer serviços de cartório com hora marcada.

Por meio de agendamento prévio feito pelo telefone 0800 071-5353, ou no próprio local, os cidadãos podem ter acesso a serviços como primeira via de certidão de nascimento, habilitação de casamento, certidão de protesto, escrituras públicas, autorização de viagem para menores, inclusive para o exterior, procurações, autenticação de documentos, abertura de firma e certidão de protesto de títulos e documentos. Tudo de maneira ágil, sem que o cidadão tenha que enfrentar filas.

A inovadora unidade extrajudicial do TJ tem ampliado e dado mais celeridade às demandas da população, com atendimento prático realizado nos moldes do Núcleo de Atendimento Judiciário, centralizando os serviços extrajudiciais mais demandados, facilitando o acesso à Justiça.

Premiações

O Prêmio Boas Práticas é a segunda premiação concedida ao TJ/BA este ano. Em seis de dezembro, o tribunal recebeu o Prêmio Conciliar é Legal, concedido pelo CNJ, em reconhecimento às atividades desenvolvidas pelo projeto Balcão de Justiça e Cidadania. O serviço judiciário inovador foi criado em 2003, pelo então presidente do tribunal, desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra.

"Esse prêmio, somado ao do Balcão de Justiça e Cidadania, entregue pelo CNJ, somente realça o trabalho e o empenho da Presidência na busca de melhorias dos serviços ofertados aos nossos juridicionados", afirmou a desembargadora Telma Britto.

O TJ/BA recebeu, ainda, uma outra homenagem do CNJ, por ter sido o tribunal brasileiro que realizou o maior número de audiências durante a Semana Nacional de Conciliação 2010.

________________
_________

Fonte : TJ/BA

_________
________________