MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Cravinhos recebe a 2ª vara

Cravinhos recebe a 2ª vara

O Poder Judiciário de Cravinhos está em festa. Desde 13/12, o movimento forense, que beira os 30 mil processos, conta com a 2ª vara. A cerimônia de instalação, realizada no salão do júri do Fórum - que foi ampliada para receber o novo ofício - contou com a presença do presidente do TJ/SP, desembargador Antonio Carlos Viana Santos.

Da Redação

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Atualizado às 09:17

Mais uma

Cravinhos recebe a 2ª vara

O Poder Judiciário de Cravinhos/SP está em festa. Desde 13/12, o movimento forense, que beira os 30 mil processos, conta com a 2ª vara. A cerimônia de instalação, realizada no salão do júri do Fórum - que foi ampliada para receber o novo ofício - contou com a presença do presidente do TJ/SP, desembargador Antonio Carlos Viana Santos.

No espaço, acanhado para acomodar os cravinhenses, vários agradecimentos ficaram registrados. O juiz titular da 2ª vara e diretor do Fórum, Eduardo Alexandre Young Abrahão, orgulhoso, disse que "dividiu com a seleta plateia a emoção desse trecho da história". O magistrado fez uma pequena retrospectiva da luta pela conquista da vara com os devidos agradecimentos ao hoje desembargador Carlos Eduardo Donegá Morandini, ao MP, à OAB, às Polícias Militar e Civil, aos servidores e toda a comunidade de Cravinhos.

O segundo a fazer uso da palavra foi o conselheiro da OAB, Sérgio Roxo da Fonseca, representando o presidente da OAB/SP. O advogado citou Proust para agradecer Nelson Fonseca - o primeiro juiz com quem despachou em Cravinhos -, José Henrique Pierangeli, Ademar Gomes da Silva e Antonio Carlos Munhoz Soares. "Cravinhos tem como herança os caminhos trilhados por esses homens."

O promotor de Justiça Wanderley Baptista da Trindade Júnior, que representou a Associação Paulista do Ministério Público e o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, consideraram que, em razão de Serra Azul ter duas penitenciárias e um CDP se avoluma quase 50 mil habitantes na comarca. O promotor agradeceu ao presidente Viana Santos a sensibilidade demonstrada com a instalação da 2ª vara.

O prefeito de Cravinhos, José Francisco Matasso Ferdinando, também reconheceu a importância da 2ª vara. "A prefeitura foi grande incentivadora dessa reivindicação e jamais pensei tivesse a oportunidade de agradecer pessoalmente, ao senhor presidente, a cessão da casa do juiz, que ficou fechada por muitos anos e hoje é Casa de Projetos de Cravinhos - cidade que mais oferece emprego na região."

Viana Santos, o último a discursar, agradeceu as manifestações anteriores e disse que a finalidade do Poder Judiciário é dar a cada um o que é seu. "As falha ocorrem não pelo sistema e sim pelo fato de o sistema ser constituído por seres humanos." O presidente do TJ/SP falou sobre algumas peculiaridades da cidade de Cravinhos e sobre a alteração do auxílio-alimentação (de R$ 9,00 passou para R$ 25,00), dos 4.77% que os servidores receberão retroativos a 1º de dezembro e das investidas que tem feito junto ao Legislativo e Executivo em razão do corte efetuado no orçamento do Poder Judiciário para o próximo ano. "A autonomia orçamentária do Judiciário é retórica", disse.

Em Cravinhos trabalham cerca de 50 pessoas, entre funcionários e estagiários. Circulam pelo prédio diariamente aproximadamente 500 pessoas. A 1ª vara está sob o comando do magistrado Luiz Claudio Sartorelli.

Cravinhos tem 31.288 habitantes, de acordo com o censo 2010. No Fórum, estão em andamento 34.543 processos nas áreas cível, criminal, execuções fiscais, infância e juventude e Juizados Cível e Criminal. Somente no mês de outubro Cravinhos recebeu 1.049 novas ações. A comarca faz parte da 41ª Circunscrição Judiciária, com sede em Ribeirão Preto.

À cerimônia também estiveram presentes o vereador Márcio Luís de Lima Barroso, representando o presidente da Câmara de Cravinhos; o juiz assessor da presidência do TJ/SP, Richard Francisco Chequini; os juízes Vinícius Rodrigues Vieira (JECível de Ribeirão Preto), Silvio Ribeiro de Souza Neto (Ribeirão Preto), Paulo César Gentile (vara da Infância e Juventude de Ribeirão Preto) e Carolina Nunes Vieira (Ribeirão Preto); o comandante do CPI-3 coronel PM Renato Cabral Catita; o comandante do 51º BPM/I tenente coronel PM Salvador Loureiro Júnior; da Delegada de Polícia em exercício em Cravinhos, Luciana Camargo Renesto, representando o delegado seccional de Policia de Ribeirão Preto; o presidente da OAB - Subseção de Ribeirão Preto Ricardo Rui Giuntini; o vice-prefeito de Cravinhos Sebastião Luis da Silva, o prefeito de Serra Azul Marcelo Afonso de Queirós; o comandante do 2º Pelotão da Polícia Militar de Cravinhos 1º tenente PM Carlos Roberto Klemp e os vereadores Antonio Geraldo Aníbal, Antonio Marques, Luis Carlos Bortoletti Saiani e Nilo Sérgio Rossi.

_________________