MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/PR - Lançamento da pedra fundamental do fórum de Ivaiporã repercute na imprensa

TJ/PR - Lançamento da pedra fundamental do fórum de Ivaiporã repercute na imprensa

A imprensa do Vale do Ivaí noticiou com destaque a visita,terça-feira, 21/12, do presidente do TJ/PR, desembargador Celso Rotoli de Macedo, à cidade de Ivaiporã para o lançamento da pedra fundamental do novo fórum daquela comarca.

Da Redação

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Atualizado às 08:55


Monumento

TJ/PR - Lançamento da pedra fundamental do fórum de Ivaiporã repercute na imprensa

A imprensa do Vale do Ivaí noticiou com destaque a visita na terça-feira, 21/12, do presidente do TJ/PR, desembargador Celso Rotoli de Macedo, à cidade de Ivaiporã para o lançamento da pedra fundamental do novo fórum daquela comarca.

Celso Rotoli de Macedo estava acompanhado do governador Orlando Pessuti, que assinou a liberação de recursos para municípios da região do Vale de Ivaí, para as áreas de infraestrutura, justiça, educação e saúde.

Autoridades presentes

Além do governador Pessuti, participaram da solenidade de lançamento da pedra fundamental, o juiz da vara Cível e diretor do fórum, Luiz Valério dos Santos; o prefeito municipal, Cyro Fernandes Correa; o presidente da Câmara Municipal, vereador Ademar Soares Souza, a juíza da vara Criminal, Adriana Marques dos Santos, o juiz substituto da 34ª seção Judiciária, Marcus Renato Nogueira Garcia; o promotor substituto Tiago Gevaerd Cava; o presidente da OAB - subseção de Ivaiporã, Fernando José Santílio; o desembargador José Augusto Aniceto; e o juiz Marcel Guimarães Rotoli de Macedo, além de servidores e serventuários da Justiça.

O diretor do fórum, juiz Luiz Valério dos Santos, em seu discurso, enalteceu o trabalho das pessoas que contribuíram para que fosse atendida essa antiga reivindicação da comunidade jurídica e dos jurisdicionados da Comarca de Ivaiporã.

  • Confira abaixo discurso do juiz diretor do fórum :

____________

Discurso proferido pelo Juiz de Direito Diretor do Fórum da Comarca de Ivaiporã, Luiz Valério dos Santos, por ocasião do lançamento da pedra fundamental do novo edifício do Fórum, no dia 21 de dezembro de 2010.

Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Paraná, Orlando Pessuti, Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Desembargador Celso Rotoli de Macedo, Excelentíssimo Desembargador José Augusto Gomes Aniceto, na pessoa de quem saúdo as demais autoridades do Poder Judiciário aqui presentes, Membros do Ministério Público, Advogados, Servidores e Serventuários da Justiça, demais autoridades já nominadas, senhoras e senhores.

A construção de um novo prédio para abrigar o Fórum da Comarca de Ivaiporã vem sendo esperada, com muita ansiedade e já há alguns anos, por todos aqueles que, de alguma forma, trabalham e lutam pela efetiva distribuição da Justiça nesta região do Paraná.

Todos que diariamente passam pelo nosso atual edifício do Fórum percebem a precariedade das atuais instalações.

[...................................................................................................................]

Essa nova edificação, que hoje o Desembargador Celso vem nos anunciar, chega, portanto, num momento de extrema necessidade e irá beneficiar, de forma significativa, não apenas quem trabalha dentro do Fórum, mas também e principalmente a população dos 5 municípios que compõem a nossa Comarca (Ivaiporã, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Jardim Alegre e Lidianópolis), que hoje ultrapassa os 54 mil habitantes, segundo dados preliminares do IBGE, do censo de 2010.

Todos nós sabemos das limitações que cercam uma obra dessa magnitude, especialmente as questões relacionadas ao orçamento e à legislação, que devem ser observadas pela Administração Pública.

Entrementes, mesmo dentro destas limitações, o Poder Judiciário do Paraná não mede esforços para oferecer à população serviços de qualidade, com instalações mais dignas aos jurisdicionados e aos que laboram no Fórum, como os servidores, policiais, advogados, promotores e magistrados.

E o lançamento da pedra fundamental do novo edifício do Fórum, pelo Desembargador Celso, é muito mais que uma mera cerimônia. É um ato que sela um compromisso assumido pelo Tribunal de Justiça do Paraná, na pessoa de seu Presidente, com toda a população do Vale do Ivaí.

É preciso lembrar, também, que esta conquista somente virou realidade graças ao empenho de algumas pessoas que fizeram a diferença para que esse novo prédio não fosse apenas um projeto.

Agradeço, assim, à minha querida colega, Doutora Adriana Marques dos Santos, à época Diretora do Fórum, que lançou o desafio da construção de um novo edifício para o Fórum e buscou, inicialmente, junto às autoridades locais, a doação do terreno e, posteriormente, intermediando as negociações entre o Município de Ivaiporã e o Estado do Paraná.

Ao Senhor Célio Pereira, ex-Prefeito de Ivaiporã, que sancionou a Lei n.º1.419, de 30 de maio de 2007, doando o terreno ao Governo do Estado do Paraná para a execução dessa obra.

Ao Excelentíssimo Prefeito de Ivaiporã, Cyro Fernandes Correa Júnior, que demonstrando ter uma visão progressista e ciente dos benefícios que essa obra trará para Ivaiporã, tem se mostrado um grande parceiro do Judiciário, inclusive, para a realização deste evento.

Vale lembrar, também, que a Lei que autorizou a doação do terreno estabeleceu um prazo de 2 anos para o início das obras. Esse prazo, Desembargador Celso, expirou em outubro de 2009 e nós ainda não tínhamos nenhuma previsão de quando as obras poderiam ser iniciadas.

Significa dizer que o Município poderia, se assim quisesse, ter revogado a doação do terreno por descumprimento do encargo. Porém, os poderes Executivo e Legislativo municipais, sensíveis à nossa necessidade e cientes da importância dessa construção, atenderam ao nosso pedido e autorizaram a prorrogação do prazo por mais 2 anos.

Agradeço também ao Excelentíssimo Presidente da Subseção da OAB de Ivaiporã, Doutor Fernando José Santílio, que também tem se envolvido nesta luta, que é de todos.

Ao Excelentíssimo Governador Orlando Pessuti, filho da terra, que também tem sido parceiro do Judiciário no encaminhamento de importantes projetos.

E, finalmente, ao Desembargador Celso Rotoli de Macedo, Excelentíssimo Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, que apesar do pouco tempo de sua gestão, já demonstrou que é um grande líder e administrador, voltando os seus esforços para a busca da solução dos principais problemas enfrentados pelo Judiciário Estadual, principalmente no primeiro grau de jurisdição.

Não posso deixar de enaltecer o grandioso trabalho que o Desembargador Celso vem desenvolvendo à frente do Tribunal de Justiça, inaugurando um novo estilo de administrar e que tantos benefícios tem nos proporcionado.

Peço licença aqui, Desembargador Celso, mas, sabendo que o mandato de Vossa Excelência termina daqui a pouco mais de um mês, eu não posso deixar de aproveitar esta oportunidade, pois sei que não terei outra.

Então, gostaria de relembrar o discurso que Vossa Excelência fez quando de sua posse na Presidência do Tribunal de Justiça, no dia 13 de julho deste ano.

Na ocasião, Vossa Excelência disse que esse tempo de mandato, de pouco mais de 6 meses, não era, para Vossa Excelência, um tempo longo nem curto, era, simplesmente o tempo de que Vossa Excelência dispunha para executar um projeto que vinha acalentando há anos.

Afirmou, também, que trazia para a administração do Tribunal princípios e valores que se aplicam na administração privada, sendo um desses princípios a determinação corporativa, que possui quatro componentes: velocidade, importância, compromisso e correção. Velocidade para aproveitar melhor o tempo. Importância como critério na escolha das prioridades. Compromisso com as metas estabelecidas. E correção da rota administrativa quando algo ameaçar o plano ou o projeto.

E, finalmente, Vossa Excelência enfatizou que vinha com o propósito de fazer mudanças que beneficiassem os servidores, os magistrados e a instituição. Consequentemente, também seriam beneficiados todos os jurisdicionados, ou seja, aqueles que buscam os serviços do Poder Judiciário.

Faço essa referência ao vosso discurso, Desembargador Celso, para salientar que essa nova forma de administrar que Vossa Excelência trouxe ao Tribunal de Justiça, é exatamente o modelo de administração que todos nós, ligados ao Poder Judiciário, esperávamos há alguns anos.

O bom êxito e os resultados práticos são evidentes, destacando, por exemplo:

- a efetiva articulação junto aos Poderes Legislativo e Executivo para o

aumento do repasse orçamentário ao Tribunal de Justiça;

- a adequação da remuneração de um expressivo número de

funcionários, corrigindo uma injustiça salarial e evitando a evasão de servidores;

- a reestruturação do Departamento de Informática;

- a regulamentação do programa de estágio para estudantes de pósgraduação para auxiliarem os juízes que ainda não contam com assessor;

- a regulamentação do novo horário de expediente forense;

- a nomeação de novos técnicos e analistas judiciários (aqui em Ivaiporã, neste mês, assumiram 3 técnicos e aguardamos, ansiosos, a nomeação de 1 analista);

- a instalação de novas varas judiciais na Capital e no interior do Estado, como, por exemplo, a Vara do Juizados Especial da Fazenda Pública e duas novas varas de família em Curitiba, a Vara Especial da Violência contra a mulher, em Londrina, duas novas varas cíveis em Cascavel e uma nova vara cível em Maringá;

- o encaminhamento à Assembleia Legislativa de importantes projetos de leis, que já foram aprovados por aquela casa e, agora, seguem para a sanção do Governador. E nós temos plena confiança, Governador Pessuti, que Vossa Excelência sancionará essas leis rapidamente, pois são leis que ajudarão a melhorar o serviço judiciário e, portanto, interessam a todo o povo do Paraná.

Estas, somente para citar algumas dentre inúmeras outras realizações que o Desembargador Celso conseguiu em, apenas, 5 meses de gestão, e que acabam de ser reconhecidas por todo o povo do Paraná, com a concessão, pela Assembleia Legislativa, do título de Cidadão Honorário do Paraná.

E hoje, Vossa Excelência vem ao Vale do Ivaí para nos dizer que a construção do nosso novo edifício do Fórum não é um projeto esquecido nos computadores do Departamento de Engenharia. É, sim, uma das realizações que Vossa Excelência elegeu como prioritária.

Por tudo isso, Desembargador Celso, quero finalizar manifestando a Vossa Excelência, em meu nome e em nome de meus colegas magistrados, dos servidores e serventuários da Justiça de Ivaiporã, a mais profunda e sincera gratidão e dizer que a Comarca de Ivaiporã o acolhe com alegria e se despede com saudade.

Que Deus abençoe Vossa Excelência e vossa família.

Um Feliz Natal e um Ano Novo de muita prosperidade a todos nós.

Muito obrigado.

________________
_________

Fonte : TJ/PR

_________
________________