MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Magistrados do Amazonas visitam TJ/SP

Magistrados do Amazonas visitam TJ/SP

O TJ/SP recebeu ontem, 11/2, a visita de integrantes da cúpula do TJ/AM: o presidente da Corte, desembargador João de Jesus Abdala Simões; a corregedora-geral, desembargadora Maria do Perpetuo Socorro Guedes Moura; e o juiz da Vara dos Crimes contra o Idoso, Adolescentes e Crianças, Luiz Alberto de Aguiar Albuquerque.

Da Redação

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Atualizado às 08:50


Intercâmbio

Magistrados do Amazonas visitam TJ/SP

O TJ/SP recebeu na última sexta-feira, 11/2, a visita de integrantes da cúpula do TJ/AM: o presidente da Corte, desembargador João de Jesus Abdala Simões; a corregedora-geral, desembargadora Maria do Perpetuo Socorro Guedes Moura; e o juiz da Vara dos Crimes contra o Idoso, Adolescentes e Crianças, Luiz Alberto de Aguiar Albuquerque.

O objetivo da visita foi conhecer de perto os setores de conciliação implantados na capital paulista. Isso porque o Tribunal do Amazonas pretende instalar, ainda no próximo mês, uma unidade inspirada na experiência paulista. "Ficamos muito entusiasmados com o êxito apresentado pelo setor em São Paulo, que é muito bem dirigido e estruturado", disse o presidente do TJ/AM.

Pela manhã, os magistrados visitaram o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual, que trabalha com demandas que ainda não se tornaram ação na Justiça. Em seguida, estiveram no setor de conciliação instalado no Fórum João Mendes Júnior, que trata de casos já em fase processual, ou seja, que têm ação em andamento.

Os dois setores são dirigidos pela juíza Mariella Ferraz de Arruda Police Nogueira, que, junto com os juízes assessores da presidência da Seção de Direito Público, Luís Geraldo Sant'Ana Lanfredi e Luís Gustavo da Silva Pires, acompanhou a visita e forneceu aos desembargadores amazonenses informações que podem ser úteis para o modelo que pretendem instalar em seu Estado, como, por exemplo, questões relacionadas à formação e seleção de conciliadores.

"Estamos gratos pela forma como fomos acolhidos pelo Tribunal de São Paulo, que nos deu acesso a essa boa prática. Voltamos para casa com material muito rico. E, apesar de termos um número menor de processos e magistrados, nosso objetivo é o mesmo do Tribunal de São Paulo: levar à população uma prestação jurisdicional efetiva e célere", disse a desembargadora Maria do Perpetuo Socorro.

No João Mendes Júnior, acompanhados pelo juiz diretor do fórum, Homero Maion, os desembargadores aproveitaram para assistir ao término de uma das palestras das Aulas Magnas 2011, que visam à atualização permanente de magistrados e funcionários do TJ/SP, que acontecia no 16º andar do prédio. Lá foram recepcionados por dois dos coordenadores do evento, o desembargador Antonio Carlos Malheiros e o juiz Gilson Delgado Miranda, e foram presenteados com livros do palestrante do dia, o advogado de família Francisco José Cahali.

Após almoço na sede da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), a convite de seu presidente, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, a comitiva conheceu o Palácio da Justiça, sede da segunda instância do Judiciário paulista.

Acompanhados do presidente da seção de Direito Público, desembargador Luís Antonio Ganzerla, o primeiro local visitado foi a presidência da Corte, sendo recebidos pelo presidente Antonio Luiz Reis Kuntz. Em seguida, visitaram o vice-presidente, desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo e, acompanhados do secretário de Relações Institucionais do TJ/SP, poeta Paulo Bomfim, fizeram um tour pelo prédio, construído na década de 30 pelo arquiteto Ramos de Azevedo. O dia no TJ/SP foi encerrado no gabinete da presidência da Seção de Direito Público.

O TJ/AM conta hoje com 19 desembargadores, 140 magistrados de primeiro grau, 60 comarcas e cerca de 800 mil feitos em andamento. De acordo com o presidente João Simões, 53% dos processos do estado estão totalmente digitalizados e podem ser consultados, folha por folha, pela internet.

________________
_________

Fonte : TJ/SP

_________
________________