MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Formandos de Direito da NOVAUNESC, FSA e do ICF visitam TJ/PI

Formandos de Direito da NOVAUNESC, FSA e do ICF visitam TJ/PI

O TJ/PI abriu na manhã do dia 17/2 as portas do Salão Pleno para receber a visita dos formandos do Curso de Direito da Faculdade NOVAUNESC e Instituto Camilo Filho - ICF e da Faculdade Santo Agostinho.

Da Redação

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Atualizado em 18 de fevereiro de 2011 14:43


Visita

Formandos de Direito da NOVAUNESC, FSA e do ICF visitam TJ/PI

O TJ/PI abriu na manhã do dia 17/2 as portas do Salão Pleno para receber a visita dos formandos do Curso de Direito da Faculdade NOVAUNESC e Instituto Camilo Filho - ICF e da Faculdade Santo Agostinho.

A Turma "Ertas Est Potestas Facíendí Quod 'Jure Lícet", "Liberdade é o poder de fazer aquilo que é permitido em lei", da Faculdade NOVAUNESC tem com Paraninfo Eduardo da Silva Belfort de Carvalho e como Patronos o deputado Wilson Nunes Brandão, deputada Margareth de Castro Coelho e Rosalvo Rufino.

O presidente do TJ, desembargador Edvaldo Pereira de Moura, declarou aberta a sessão e, em rápidas palavras, falou da satisfação do membros da Colenda Corte em receber os noveis bacharéis das três instituições de ensino superior. Em seguida designou o desembargador Valério Neto Chaves Pinto para saudar os formandos.

Ao iniciar sua saudação, o des. Valério Chaves agradeceu a escolha do seu nome pelos membros da Corte para saudar os novos bacharéis da três instituições de ensino superior. "Escolhido para saudar os visitantes em nome do Tribunal gostaria de revelar que a incumbência, além da honra que me traz, encerra em mim redobrado orgulho fincado no sentimento de pai. É que, entre os formandos está a razão da bondade com que fui escolhido. Trata-se da formanda Cynara Valéria Cavalcante Chaves, que vejo aqui como se fosse a menina que acaba de nascer para o mundo mágico de seres da realidade, com toda sua dramática existência e sempre notáveis circunstâncias. Através dela, e sob este sentimento paternal, saúdo o futuro de todos os formandos aqui presentes, almejando-lhes a consecução das justas aspirações profissionais que vierem a abraçar", disse o desembargador.

Continuando, o desembargador Valério alertou os novos formandos. "Estamos vivendo num país onde não se tem por tradição o culto à prática do saber, e por isso muitos sofrem por essa equivocada forma de agir e pensar. o conhecimento ilimitado hoje é característica de poucos. o diploma de Bacharel em Direito que vocês irão receber não é tudo. Será apenas a materialização do conhecimento jurídico que foi adquirido ao longo dos anos na NOVAUNESC, Instituto Camilo Filho e Faculdade Santo Agostinho, instituições que se encarregaram de fornecer-lhes o preparo científico para acompanhar e influenciar as transformações do mundo moderno. Diríamos, no entanto, que não há mercado de trabalho para aquele profissional que não possui um bom nível. Nossa incumbência é alertar-lhes sobre as dificuldades que encontrarão, pois o mundo jurídico não é um paraíso", finalizou Valério Chaves.

O jovem bacharel, Juarez Chaves de Azevedo Júnior, foi o orador da Turma Ertas Est Potestas Facíendí Quod 'Jure Lícet, da Faculdade NOVAUNESC. Iniciou a sua oratória falando da alegria dos formandos em atingir seus objetivos. "Hoje é dia da nossa conquista, dia dia de comemorar com nossas famílias, entre amigos, colegas. Dia que foi traçado, por cada um de nós, em algum determinado momento de nossas vidas. A partir de hoje, nós somos bacharéis em Direito, recém-formados, satisfeitos e orgulhosos com a conquista alcançada, porém ávidos e ansiosos pela nova jornada e se inicia. A responsabilidade, se já era grande, agora aumenta. Primeiramente, temos o dever de retribuir o investimento que a sociedade brasileira fez e dessa forma retribuiremos fixando em nossas mentes, de hoje em diante, a imagem dos juristas que queremos ser, juristas da constante renovação da aplicação e observância dos princípios, da constitucionalização do direito, do repúdio aos absurdos dos literalismos. Eis, pois o nosso desafio. O desafio de se fazer Justiça, em terceiro lugar, temos a obrigação de nunca perder o nosso amor à a profissão, amor esse que deve ser atingido em sua plenitude Ou seja, como força pulsante e estado de espírito", finalizou o jovem orador.

A Turma Jesus Elias Tajra tem como paraninfo o dr. Luís Cinéas de Castro Nogueira e como patrono a dra. Regina Coelli Batista de Moura Carvalho. A Turma do Instituto Camilo Filho - ICF teve como orador o bacharel Antonio Francisco Santana da Silva. Este iniciou seu pronunciamento falando dos 10 anos daquela instituição de ensino: "A visita ao TJ/PI significa a apresentação para sociedade jurídica piauiense dos seus novos integrantes. Não poderia deixar de ser também uma prestação de contas dos bacharéis em direito colocados à disposição da justiça. Eis aqui o resultado positivo de uma juventude que deu certo. O Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Professor Camillo Filho, nos seus 10 anos de fundação, vem se destacando na formação de bacharéis em Direito, bem como de cidadãos compromissados com a causa da justiça. Pois bem, só encontro uma palavra pra definir essa turma aqui presente. Excelência!", finalizou o orador.

A Turma Prof. João Santos da Costa, da Faculdade Santo Agostinho, tem o dr. Marcos Daniel como Paraninfo e como Patrono o Dep. Wilson Nunes Brandão. O orador da turma foi o Bacharel Luiz Henrique Belisário.

O novel Bacharel Juarez Júnior é filho de Juarez Chaves de Azevedo, oficial de Justiça do TJ/PI. A formanda Cynara Valéria Cavalcante Chaves é filha do desembargador Valério Neto Chaves Pinto, Murillo Ferreira de Rezende Neto, filho da juíza Ana Lúcia Terto Madeira e Luiz Henrique Belisário, filho do saudoso desembargador Manoel Belisário dos Santos.

________________
_________

Fonte : TJ/PI

_________
________________