MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Solange David, da CCEE, assume diretoria de energia do IGD - Instituto Geodireito

Solange David, da CCEE, assume diretoria de energia do IGD - Instituto Geodireito

A advogada e historiadora Solange David, Gerente Jurídica da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE desde 2002 e mestranda no Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo - IEE/USP, passa a também exercer a função acadêmica de Diretora de Energia do IGD - Instituto Geodireito (www.geodireito.com).

Da Redação

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Atualizado em 23 de fevereiro de 2011 15:38


Matrizes energéticas

Solange David, da CCEE, assume diretoria de energia do IGD - Instituto Geodireito

A advogada e historiadora Solange David, Gerente Jurídica da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE desde 2002 e mestranda no Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo - IEE/USP, passa a também exercer a função acadêmica de Diretora de Energia do IGD - Instituto Geodireito.

Para Solange, "o trabalho desenvolvido pelo IGD possibilita resgatar uma tradição jurídica brasileira, existente desde Rui Barbosa e Alfredo Valladão, de sistematizar o Direito da Energia e adaptá-lo a complexidade normativa e regulatória típica de uma sociedade do século XXI, com diversas matrizes energéticas, alto nível de interdisciplinaridade e crescente necessidade de inserção social".

Segundo o Diretor-Executivo do IGD, Luiz Antonio Ugeda Sanches, "a criação de uma diretoria de Energia atende a necessidade de aprofundar os entendimentos jurídicos em uma área que o Brasil passará a ser líder mundial até o final da década. O IGD usa como modelo o Instituto de Direito da Eletricidade criado por Walter Tolentino Álvares na década de 1960 e delega a Solange David, de formação jurídica interdisciplinar, ímpar em energia, a função de coordenar esta iniciativa".

O IGD - Instituto Geodireito foi criado em 2008 como fruto da reconhecida experiência de seus fundadores no atendimento a empresas em treinamento jurídico na área de energia (elétrica, petróleo e gás) e meio ambiente. A missão do IGD é desenvolver a interdisciplinaridade entre Geociências e Direito, compreendendo o sistema cartografia-norma e capacitando profissionais com visão geojurídica e empreendedora.

_________

_________