MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Procurador-geral de Justiça do Rio fala sobre ações de Comunicação no encontro do CNPG

Procurador-geral de Justiça do Rio fala sobre ações de Comunicação no encontro do CNPG

Na segunda reunião de 2011 do CNPG - Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e da União, que começou ontem, 22 e segue até quarta-feira, 23, em Brasília, o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, também vice-presidente para a região sudeste e coordenador de comunicação do CNPG, falou sobre as propostas para dar maior visibilidade às ações do Ministério Público brasileiro e fortalecer a imagem institucional.

Da Redação

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Atualizado às 11:38


Divulgação

Procurador-geral de Justiça do Rio fala sobre ações de comunicação no encontro do CNPG

Na segunda reunião de 2011 do CNPG - Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e da União, ocorrida entre os dias 22 e 23, em Brasília, o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, também vice-presidente para a região sudeste e coordenador de comunicação do CNPG, falou sobre as propostas para dar maior visibilidade às ações do Ministério Público brasileiro e fortalecer a imagem institucional.

"O que pretendemos é incrementar a divulgação das atividades não só do CNPG, como também dos MPs estaduais, principalmente no que diz respeito ao que tem relevância nacional. Para isso, queremos reforçar o intercâmbio entre nossas assessorias de comunicação social", afirmou Lopes.

O PGJ do Rio discorreu sobre a ideia de produzir uma vinheta a ser exibida nas principais redes de televisão do país e apresentou alguns temas para que se inicie a sua elaboração. Lopes comentou, ainda, que pretende fazer mudanças no site do CNPG para torná-lo mais ágil e informativo. Algumas das principais novidades expostas na reunião foram a de dar destaque às matérias dos MPs estaduais, com fotos, na primeira página do site, e a de disponibilizar uma minibiografia dos PGJs, também com fotos, em um link no menu principal.

Lopes acrescentou que pretende tornar mais eficiente a Rede de Comunicação criada para aproximar as assessorias de imprensa dos Ministérios Públicos. De acordo com ele, através dessa rede, os assuntos de maior relevância e que precisam de uma divulgação maciça poderão ser discutidos com mais profundidade.

O coordenador de Comunicação do CNPG disse também que vai aumentar o suporte na divulgação das campanhas criadas pelos Grupos e Coordenadorias do CNPG. Como exemplo, Lopes citou a campanha que está sendo desenvolvida pelo Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), presidido pela PGJ do Ceará, Maria do Perpétuo Socorro França Pinto: O Ministério Público no enfrentamento às drogas. Outra sugestão para uma divulgação simultânea diz respeito à questão da acessibilidade nos estabelecimentos bancários do país. "Pensaremos na melhor estratégia para divulgar as campanhas e mobilizar a sociedade", completou.

Além disso, o PGJ defendeu a produção de pequenos vídeos para a internet, nos moldes do que hoje ocorre no MP/SC, onde um grupo de jornalistas se dedica à produção dessas peças. Ao finalizar sua exposição, Lopes frisou que continuará realizando encontros periódicos entre os Assessores de Imprensa dos MPs em todo o Brasil. O próximo encontro do Grupo de Comunicação está previsto para 17/3, em São Paulo, sob a organização do Presidente do CNPG, procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira.

________________
_________

Fonte : MP/RJ

_________
________________