MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Arbitragem Internacional no Brasil

Arbitragem Internacional no Brasil

As questões internacionais tornaram-se parte

Da Redação

terça-feira, 7 de junho de 2005

Atualizado em 1 de junho de 2005 17:16

 

Sorteio de Obra

 

Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de cinco exemplares do livro "Arbitragem Internacional no Brasil" (260p.), escrito pela advogada Carla Fernanda de Marco, gentilmente oferecido pela RCS editora.

 

As questões internacionais tornaram-se parte das preocupações das sociedades internas, com a dinamização das comunicações e a globalização financeira de tal modo que esse fenômeno da contemporaneidade reflete-se no dia a dia de cada um, mais ou menos intensamente, contingenciado pelos veículos mais diversos, mas adentrando a vida privada de todos.

 

Dentre os assuntos que têm ocupado as relações internacionais - que hoje acompanhamos diuturnamente - a arbitragem, na solução dos conflitos, tornou-se tema de constância nas notícias diárias e, sobretudo, na área dos estudiosos do Direito Internacional e, mesmo, do Direito Constitucional, pela amplitude de interesses implicados, mas, sobretudo, ao nosso ver, pela possibilidade, que oferece, de uma solução pacífica das questões de interesses divergentes.

 

O presente estudo, específico sobre o atual estágio da arbitragem internacional no Brasil - oferece aspectos e enfoques do assunto que permitem ao leitor apropriar-se proveitosamente da matéria.

 

Desde logo, pode-se admitir como preliminar que a prática da arbitragem - solução negociada de conflitos - corresponde à prática da democracia, forma de governo que se destaca pelo diálogo e pelo consenso (sob a égide do consentimento, ou seja, da consulta popular, via plebiscito ou referendo).

 

 

__________

Ganhadores:

  • Alexandra Lorga Villar, do Rio de Janeiro/RJ
  • Ricardo Lopes Godoy, do escritório Ferreira & Chagas Advogados/ Belo Horizonte/MG
  • Ingrid Wernick, de Goiânia/GO
  • Sérgio Roberto Hall Brum de Barros, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES/ RJ
  • Agda Solange de Menezes, de Piçarras/SC