MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Concurso selecionará hino do Poder Judiciário mineiro

Concurso selecionará hino do Poder Judiciário mineiro

Para selecionar o hino do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais está aberto, até o próximo dia 14/3, um concurso público. Podem participar magistrados e servidores, bem como pessoas naturais de municípios do Estado ou que neles residam. O prêmio é de R$ 10 mil.

Da Redação

quarta-feira, 2 de março de 2011

Atualizado às 08:42

Hino

Concurso selecionará hino do Poder Judiciário mineiro

Para selecionar o hino do Poder Judiciário do Estado de Minas Gerais está aberto, até o próximo dia 14, um concurso público. Podem participar magistrados e servidores, bem como pessoas naturais de municípios do Estado ou que neles residam. O prêmio é de R$ 10 mil.

A inscrição é gratuita e será realizada mediante preenchimento da ficha de inscrição, que deverá ser encaminhada, juntamente com a obra (letra e música), pessoalmente ou via SEDEX, ao Protocolo da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes - Ejef, coordenadora do concurso - (18º andar do Edifício Mirafiori, Rua Guajajaras, nº 40, Centro, Belo Horizonte, MG - CEP 30180-100).

Para o desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, superintendente da Ejef e 2º vice-presidente do TJ/MG, o hino tem significado especial, devendo chamar a atenção para a missão, visão e valores da instituição: "Pretendemos que nosso hino seja fruto da sensibilidade humana, esteja associado ao espírito de um julgador, o que ele representa e os atos que pratica".

O desembargador faz uma analogia entre a atividade judicante e a arte. "Realizar a Justiça é como criar uma pintura, compor uma música ou até refazer o mundo. É através da arte que as transformações se materializam. O ato de julgar é um ato de amor ao ser humano. A sentença justa é como um hino, pois é verdadeira obra do espírito e só por isso brilha", finaliza.

Composições inéditas

Só serão admitidas ao concurso composições inéditas e não publicadas, sendo vedados plágios ou adaptações poéticas. A letra do hino deverá observar as normas da língua padrão, devendo ser evitados vícios de linguagem, como ambiguidade e cacofonias.

A assinatura do Termo de Cessão de Direitos Autorais (Patrimoniais), constante do edital, constitui pré-requisito para recebimento do prêmio pelo vencedor do concurso. A composição, para ser oficializada, não poderá ultrapassar o limite de quatro estrofes, com, no máximo, dez versos cada.

_________