MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ministro Cezar Peluso abre exposição dos 120 anos do STF na República

Ministro Cezar Peluso abre exposição dos 120 anos do STF na República

O presidente do STF, ministro Cezar Peluso, abriu ontem, dia 1º, a exposição comemorativa aos 120 do STF na era republicana. Peluso afirmou se tratar de uma cerimônia simples, mas muito significativa para todos que compõem a Corte. "Todos temos uma responsabilidade do prestígio muito justo que o Supremo Tribunal desfruta perante a sociedade brasileira e também perante a comunidade internacional. Prova disso foram as manifestações de representantes de 95 países - reunidos em janeiro último, no Rio de Janeiro -, em relação à importância que o STF tem hoje no concerto das Cortes Constitucionais", disse o presidente do STF.

Da Redação

quarta-feira, 2 de março de 2011

Atualizado às 08:54


Comemoração

Ministro Cezar Peluso abre exposição dos 120 anos do STF na República

O ministro Cezar Peluso, presidente do STF, abriu ontem, dia 1º, a exposição comemorativa aos 120 do STF na era republicana. Peluso afirmou se tratar de uma cerimônia simples, mas muito significativa para todos que compõem a Corte. "Todos temos uma responsabilidade do prestígio muito justo que o Supremo Tribunal desfruta perante a sociedade brasileira e também perante a comunidade internacional. Prova disso foram as manifestações de representantes de 95 países - reunidos em janeiro último, no Rio de Janeiro -, em relação à importância que o STF tem hoje no concerto das Cortes Constitucionais", disse o presidente do STF.

O ministro agradeceu aos servidores pelo trabalho de construção e funcionamento da Corte. "Os ministros do STF sozinhos não fazem o Tribunal. O Supremo somos todos nós. Por isso esta é uma oportunidade para que cada um de nós pense na responsabilidade e no papel que tem de manter esse prestígio", ressaltou Peluso. O presidente do STF lembrou que, considerada a precedência histórica - desde a Casa da Suplicação do Brasil, de 1808, passando pelo Supremo Tribunal de Justiça, até o fim do Império (1891) - a Corte brasileira é mais antiga, mas, na verdade, o STF conta a sua existência desde a primeira Constituição da República (1891), que o instituiu.

Na exposição, que está organizada ao longo do Espaço Cultural Ministro Menezes Direito, no edifício-sede do STF, fotos e documentos mostram a trajetória da Corte, desde a primeira composição (1891) até a atual, que amanhã, 3, estará completa com a posse do ministro Luiz Fux. É feito ainda um retrospecto da evolução da distribuição e dos processos, assim como os prédios que abrigaram a Corte. A relação do STF com o cidadão mereceu um capítulo, no qual a Secretaria de Documentação do STF enfatiza a adoção de novas tecnologias - como o Twitter e o YouTube - para comunicação com a sociedade, depois da transmissão das sessões e principais decisões pela Rádio Justiça e pela TV Justiça.

  • Confira abaixo fotos da inauguração da exposição.

________________

________________
_________

Fonte : STF

________
________________

Leia mais

  • 23/11/09 - Mapa dos Tribunais Superiores - STF - clique aqui.

________________