MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Ministro Luiz Fux toma posse como 11º membro do Supremo

Ministro Luiz Fux toma posse como 11º membro do Supremo

"Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de ministro do STF", com este juramente Luiz Fux falou pela primeira vez no plenário como o novo membro do STF.

Da Redação

sexta-feira, 4 de março de 2011

Atualizado às 08:23


Corte completa

Ministro Luiz Fux toma posse como 11º membro do STF

"Prometo bem e fielmente cumprir os deveres do cargo de ministro do STF", com este juramente Luiz Fux falou pela primeira vez no plenário como o novo membro do STF.

Em solenidade formal de breve duração, tomou posse, na tarde de ontem, 3, o novo ministro do STF, Luiz Fux, que assumiu a vaga deixada pelo ministro Eros Grau, aposentado em agosto do ano passado, ao completar 70 anos de idade.

Realizada no Plenário da Suprema Corte sob a presidência do ministro Cezar Peluso, a solenidade teve início às 16h24, com a execução do Hino Nacional pela Banda dos Fuzileiros Navais de Brasília. Em seguida, Luiz Fux foi conduzido ao Plenário pelo decano e pelo membro mais novo da Corte, ministros Celso de Mello e José Antonio Dias Toffoli.

O diretor-geral da Secretaria da Suprema Corte, Alcides Diniz, fez, então, a leitura do Termo de Posse, que foi assinado pelo presidente do STF, pelo novo ministro, pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e pelo diretor-geral da Secretaria.

Lido e assinado o termo, o presidente da Corte, ministro Cezar Peluso, declarou o ministro Luiz Fux empossado e o convidou a ocupar seu lugar na bancada dos ministros, para onde ele foi novamente conduzido pelo decano e pelo ministro mais novo do STF. Em seguida, o ministro Cezar Peluso agradeceu a presença das autoridades e familiares dos membros da Corte e declarou encerrada a solenidade.

Depois da solenidade, o ministro Luiz Fux, acompanhado de familiares, recebeu cumprimentos dos convidados. Para que todos eles pudessem assistir à solenidade, foram instalados telões em diversos pontos, dentro e fora do prédio principal da Suprema Corte.

Entre os convidados presentes à solenidade, para a qual foram emitidos 4 mil convites, estiveram os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB/AP), e da Câmara, deputado Marco Maia (PT/RS); os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Justiça, José Eduardo Cardoso; os presidentes dos Tribunais Superiores (STJ, STM, TST e TSE); o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), estado de origem do ministro Fux; presidentes de TJs; ministros aposentados da Suprema Corte; o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, e membros do CNJ, entre outras autoridades.

  • Confira abaixo posse de Luiz Fux.

________________

_______________
________


Leia mais

  • 28/2/11 - STF - Ministro Luiz Fux toma posse nesta quinta, 3 - clique aqui.
  • 24/2/11 - STJ - Emoção marca despedida do ministro Luiz Fux da primeira seção - clique aqui.
  • 11/2/11 - Luiz Fux será empossado no STF no dia 3 de março - clique aqui.
  • 10/2/11 - Senado aprova indicação de Luiz Fux para o Supremo - clique aqui.
  • 9/2/11 - Sabatina de Fux no Senado será hoje - clique aqui.
  • 7/2/11 - Indicação de Fux para o Supremo já está na CCJ - clique aqui.
  • 7/2/11 - Senado prevê que sabatina de Luiz Fux ocorra dia 16 - clique aqui.
  • 2/2/11 - DOU de hoje publica Luiz "Pux" para o cargo de ministro do STF - clique aqui.
  • 2/2/11 - Presidente da OAB/SP elogia indicação de Fux para o STF - clique aqui.
  • 1/2/11 - Luiz Fux é indicado por Dilma para compor o STF - clique aqui.

_____________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas