MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Estudantes de Direito de vários países simulam a experiência de uma Corte Internacional

Estudantes de Direito de vários países simulam a experiência de uma Corte Internacional

A FGV DIREITO RIO promove entre os dias 18 e 20/3, no RJ, a Competição de Julgamento Simulado em Direito do Desenvolvimento Sustentável perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos 2011. O evento, que simula o julgamento da Corte Interamericana de Direitos Humanos, vai reunir 19 equipes de estudantes do Brasil, dos EUA e da Colômbia.

Da Redação

quarta-feira, 16 de março de 2011

Atualizado às 08:31


FGV DIREITO RIO

Estudantes de Direito de vários países simulam a experiência de uma Corte Internacional

A FGV DIREITO RIO promove entre os dias 18 e 20/3, no RJ, a Competição de Julgamento Simulado em Direito do Desenvolvimento Sustentável perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos 2011. O evento, que simula o julgamento da Corte Interamericana de Direitos Humanos, vai reunir 19 equipes de estudantes do Brasil, dos EUA e da Colômbia. O caso hipotético desta edição trata das implicações da construção de uma usina hidrelétrica para populações indígenas e ribeirinhas. Durante o evento, os estudantes participarão de rodadas orais, fazendo a defesa das vítimas ou Estado perante uma banca de juízes.

A abertura do evento será no dia 17 com o seminário internacional "Energia, Meio Ambiente e Direitos Humanos: questões e desafios para o Rio+20", a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá no RJ em 2012. Entre as palestras que serão realizadas, destaque-se "Os negócios e os Direitos Humanos no contexto do Rio+20", de Günter Handl, da Tulane University (EUA). Outras palestras também serão realizadas como "Água, energia e mudanças climáticas", com o professor Paulo Affonso Leme Machado, da Universidade Metodista de Piracaba; "Desenvolvimento, Energia e auto-suficiência de água", com o professor Julian Juergensmeyer, da Georgia State University College of Law, e "Direitos Humanos, Desenvolvimento e Meio Ambiente", com a professora. Flávia Piovesan, da PUC-SP. A programação completa do seminário está disponível no site da Escola (clique aqui).

Competição de Julgamento Simulado

A realização da competição de julgamento simulado no Brasil é uma iniciativa da FGV DIREITO RIO em parceria com a Tulane University, dos EUA, a Universidad de los Andes, da Colômbia, e a Universidad Rafael Landívar, da Guatemala.

FGV DIREITO RIO

A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas - FGV DIREITO RIO foi criada em 2002. O programa acadêmico da graduação foi aprovado com grau máximo por todas as instâncias do MEC e da OAB. A instituição possui quatro centros de pesquisa: CTS - Centro de Tecnologia e Sociedade, CJUS - Centro de Justiça e Sociedade, CPDE - Centro de Pesquisas em Direito e Economia, e o PDMA - Programa em Direito e Meio Ambiente.

______________

______________