MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STJ firma parceria com o Senado para distribuir CF/88 a estudantes que visitam o Tribunal

STJ firma parceria com o Senado para distribuir CF/88 a estudantes que visitam o Tribunal

Na manhã de ontem, 16, aconteceu uma solenidade simbólica de entrega da CF/88 (clique aqui) a estudantes do Centro de Ensino Fundamental 04 da Ceilândia, uma das regiões administrativas do Distrito Federal. Ao lado do presidente do STJ, ministro Ari Pargendler e do presidente do Senado, José Sarney, 45 adolescentes celebraram os 10 anos dos projetos socioeducativos do Tribunal da Cidadania, recebendo exemplares da Carta Magna com foto do pleno do STJ na capa e os hinos Nacional e à Bandeira impressos nas faces internas da contracapa.

Da Redação

quinta-feira, 17 de março de 2011

Atualizado às 11:26


Projeto socioeducativo

Estudantes recebem exemplares da CF/88 em visita ao Senado

Na manhã de ontem, 16, aconteceu uma solenidade simbólica de entrega da CF/88 (clique aqui) a estudantes do Centro de Ensino Fundamental 04 da Ceilândia, uma das regiões administrativas do Distrito Federal. Ao lado do presidente do STJ, ministro Ari Pargendler e do presidente do Senado, José Sarney, 45 adolescentes celebraram os 10 anos dos projetos socioeducativos do Tribunal da Cidadania, recebendo exemplares da Carta Magna com foto do pleno do STJ na capa e os hinos Nacional e à Bandeira impressos nas faces internas da contracapa.

A cerimônia contou com a presença de senadores e autoridades da casa anfitriã, bem como do diretor-geral do STJ, Francisco Carlos Ribeiro de Almeida, do secretário-geral, Athayde Fontoura Filho e dos servidores da Coordenadoria de Memória e Cultura da Secretaria de Documentação do STJ, área responsável pelos projetos socioeducativos do Tribunal. O evento marcou o início da parceria do Senado com o STJ para a distribuição gratuita da CF/88 a cada estudante que visitar o Tribunal por meio dos projetos Museu-Escola e Despertar Vocacional Jurídico.

Ao todo, serão mil exemplares impressos por mês pela gráfica do Senado. Uma iniciativa que pretende tornar as novas gerações familiarizadas com a lei máxima do país. "A nossa escola participa há oito anos dos projetos do STJ e eu percebo a evolução crítica dos alunos que, a partir do conhecimento de valores cidadãos, estão se tornando adultos integrais", afirmou Eunice Rodrigues Silva, professora dos 7º e 8º anos.

"As leis são as muralhas da cidade, disse o filósofo grego Heráclito. As muralhas são aqueles muros bem grandes que protegem as cidades dos seus inimigos. Portanto, a CF/88 é a nossa muralha", explicou Ari Pargendler, falando diretamente aos meninas e meninos presentes. Pargendler ainda confessou: "Eu tive que esperar quase 60 anos para ver um presidente da República de perto e vocês estão aqui, ao lado de um ex-presidente da República. Com certeza, será um dia que não esquecerão".

José Sarney também enalteceu a presença das crianças, "que enfeitam esta sala e nos fazem vislumbrar o futuro, a continuidade do Brasil" e completou "é fundamental incentivar nossos estudantes para conhecer as leis e os símbolos da Pátria. Por isso, vocês estão recebendo a Constituição com os hinos impressos. Decorem nosso hino, que é ecológico, pois enaltece a nossa natureza, enquanto os de outras nações são bélicos, chamando para a guerra".

Para encerrar a solenidade, acordes do violão acompanhando o coro de 45 vozes alegres entoaram o Hino Nacional: "foi emocionante cantar o hino e ver o senador que a gente só conhecia da TV", disse Mateus Pereira, 13 anos, rodeado de colegas que concordavam com gestos de cabeça e expressões de "felicidade", "imensa alegria", "irado".

Entre agitados e tímidos, os estudantes não deram bola para a formalidade do evento. Quebrando o protocolo, espontaneamente como só as crianças sabem fazer, pediram para tirar fotos com o presidente do STJ. Solicitação atendida por Pargendler, que agora já deve estar no álbum do facebook de dezenas de alunos.

________________
_________

Fonte : Senado

________
________________