MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Correspondente premiado

Correspondente premiado

Da Redação

terça-feira, 22 de março de 2011

Atualizado às 11:25


Correspondente premiado

Seção "Correspondentes"

Nesta seção os causídicos autônomos e escritórios de advocacia poderão buscar nomes para auxiliá-los, como "Correspondente", em outras comarcas, bem como aqueles que quiserem se oferecer para prestar serviço desta natureza a estes profissionais e a estas respeitadas bancas poderão se cadastrar como "Correspondentes".

Além de prestar serviços a escritórios e advogados autônomos, o migalheiro "Correspondente" ainda conta com o benefício de semanalmente ser premiado com uma grande obra jurídica para engrandecer sua biblioteca.

  • Confira logo abaixo o Correspondentes premiado desta terça-feira.

__________

"Direitos de Conciliação entre Trabalho e Família - Licença-maternidade e Licença-Paternidade" (128p.), escrita por Candy Florencio Thome e gentilmente oferecida pela Editora LTr.

O direito de igualdade entre mulheres e homens avançou muito no século passado, mas as diferenças entre os sexos continuam e alguns preconceitos são perpetuados, gerando consequências graves, como a divisão sexual horizontal do trabalho, a discriminação vertical, a discriminação estatística e a maior precarização das condições de trabalho da trabalhadora.

No âmbito das relações de emprego, um dos motivos recorrentes de discriminação contra as mulheres é o fato de que são elas, geralmente, quem ficam incumbidas das tarefas domésticas e da atenção e do cuidado com as crianças e, por isso, o ordenamento jurídico comunitário europeu e o ordenamento jurídico espanhol vêm elaborando normas para garantir o direito à conciliação da vida familiar e laboral aos trabalhadores.

A profícua normatização e a análise profunda da doutrina sobre a matéria na União Europeia e na Espanha se contrapõem à ausência, praticamente, de normas que disponham sobre direitos de conciliação no Brasil. Nem as normas jurídicas nem a doutrina brasileiras abordam o tema dos direitos de conciliação entre trabalho e família, não utilizam esse termo e não há jurisprudência sobre o assunto.

Este livro tem por objetivo a sensibilização da opinião pública e dos juristas brasileiros, em geral, para a importância desse tema no Brasil, onde os papéis sociais estereotipados e as desigualdades entre os sexos estão tão arraigados.

__________

Ganhadora :

  • Linda Luiza Johnlei Wu, cadastrada em São Paulo/SP.

_____________