MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. MP/RJ recebe comitiva que luta contra o avanço da tuberculose no Estado

MP/RJ recebe comitiva que luta contra o avanço da tuberculose no Estado

Ontem, 23, a comitiva liderada pelo presidente da Frente Parlamentar pela Luta Contra o HIV/Aids e a Tuberculose da ALERJ - Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado Estadual Gilberto Palmares (PT) esteve no MP/RJ. A comitiva foi recebida pelo subprocurador-geral de Justiça de Direitos Humanos e Terceiro Setor, Leonardo Chaves e Palmares pediu apoio do MP/RJ no combate a estas doenças.

Da Redação

quinta-feira, 24 de março de 2011

Atualizado às 11:33


Visita

MP/RJ recebe comitiva que luta contra o avanço da tuberculose no Estado

Ontem, 23, a comitiva liderada deputado Estadual Gilberto Palmares (PT), presidente da Frente Parlamentar pela Luta Contra o HIV/Aids e a Tuberculose da ALERJ - Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro,  esteve no MP/RJ. A comitiva foi recebida pelo subprocurador-geral de Justiça de Direitos Humanos e Terceiro Setor, Leonardo Chaves e Palmares pediu apoio do MP/RJ no combate a estas doenças.

"O nosso maior interesse agora é fazer com que o Estado entre nesta luta, e isso pode acontecer por meio do fortalecimento de alianças", afirmou Leonardo Chaves. Gilberto Palmares também apresentou dados sobre a tuberculose (doença que acomete grande parte dos pacientes com aids) no RJ, Estado com o maior número de ocorrências no país - são 900 casos por ano.

O deputado explicou que buscou diálogo com diversas autoridades, para melhorar as condições que envolvem a falta de leitos e o precário acompanhamento de pacientes com tuberculose, mas, segundo ele, não obteve comprometimento para a realização de ações efetivas. Palmares comunicou ao subprocurador-geral que também há problemas no treinamento de profissionais e na orientação da população, sobretudo em áreas carentes, onde é maior a incidência.

A comitiva também defendeu a necessidade de políticas públicas de assistência social. "Viemos ao MP pedir auxílio na busca e no fortalecimento do diálogo com autoridades de saúde", disse o Parlamentar, informando que os Municípios de Nilópolis e Paracambi lideram a lista de cidades com os maiores índices de tuberculose no Estado.

Na cidade do Rio de Janeiro, a Rocinha, o Caju e o Complexo do Alemão concentram os números mais altos de casos da doença.

Leonardo Chaves disse que, em visita recente à Rocinha, constatou que muitas pessoas com tuberculose não conseguem chegar às unidades de atendimento de saúde. Desde então, tem cobrado de autoridades Estaduais e municipais a adoção de programas voltados para os doentes. Na reunião com Palmares, o subprocurador-geral recomendou a confecção de dossiê com todas as informações sobre a doença no Estado e com as ações que já foram feitas, tais como a realização de fóruns e reuniões.

Também estiveram presentes ao encontro a coordenadora da ONG CEDAPS - Centro de Promoção da Saúde, Wanda Guimarães; Carlos Basília, representante do Fórum Estadual das ONG's na Luta contra a Tuberculose; Roberto Pereira, representante do Fórum Estadual das ONG's na Luta contra a Aids no Rio de Janeiro; e o advogado Marcelo Bento.

________________
_________

Fonte : MP/RJ

________
________________