MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. TJ/SP participa do I Seminário sobre Segurança Pública da FAAP

TJ/SP participa do I Seminário sobre Segurança Pública da FAAP

O Poder Judiciário do Estado de São Paulo, representado pelo desembargador José Roberto Bedran, presidente do TJ/SP, participou ontem, 24, da abertura do "I Seminário sobre Segurança Pública: uma visão do futuro", realizado nas dependências da Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP.

Da Redação

sexta-feira, 25 de março de 2011

Atualizado às 11:30


Evento

TJ/SP participa do "I Seminário sobre Segurança Pública da FAAP"

O Poder Judiciário do Estado de São Paulo, representado pelo desembargador José Roberto Bedran, presidente do TJ/SP, participou ontem, 24, da abertura do "I Seminário sobre Segurança Pública: uma visão do futuro", realizado nas dependências da Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP.

O auditório do Teatro FAAP abriu as portas para ministros, cônsules, desembargadores, juízes, autoridades do executivo e legislativo, advogados, professores, alunos e convidados. Integraram a mesa de abertura o diretor presidente da Fundação Armando Álvares Penteado, Antonio Bias Bueno Guillon; o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin; o professor Álvaro Villaça Azevedo, diretor da Faculdade de Direito da FAAP, e desembargador José Roberto Bedran.

O desembargador José Roberto Neves Amorim, vice-diretor da FAAP, um dos organizadores do evento, dividiu com professora Náila Cristina Ferreira Nucci, coordenadora de Prática Jurídica, as honras de receber as autoridades nas dependências da Fundação para a discussão de tema de tamanha relevância.

Geraldo Alckmin, primeiro palestrante, destacou também a importância, a atualidade e a necessidade de a sociedade discutir o tema. "Não segurança pública apenas, mas também a questão da violência", disse o governador. Alckmin atribuiu a vários fatores as dificuldades de contenção: planejamento urbano, estrutura familiar, emprego e renda são alguns deles. Segundo ele, "o Brasil está no momento econômico adequado para a redução da violência em razão do bônus demográfico existente. Hoje para cada mulher há 1,6 criança e ainda não temos tantos idosos. É a oportunidade de crescimento, com mais segurança e menos violência".

A palestra do governador enfocou, ainda, a importância do envolvimento municipal, o estado com poder de polícia, o tráfico de drogas e de armas, além da lavagem de dinheiro. O governador falou também dos investimentos feitos pelo governo do Estado nas áreas de segurança pública e administração penitenciária.

O seminário da FAAP, onde se discute gargalos de segurança pública e políticas de solução a partir das experiências dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo tem a seguinte programação:

____________

24/3

10h

Segurança Pública em São Paulo e a integração dos policiais

Palestrantes

Delegado Geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo Marcos Carneiro Lima

Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo Álvaro Batista Camilo

Mediador

Professor Arnaldo Hossepian, da FAAP, procurador de Justiça e secretário-adjunto da Segurança Pública do Estado de São Paulo

Secretário de Negócios Jurídicos do Município de SP Claudio Lembo

14h

A integração dos sistemas de segurança da União e dos Estados

Palestrantes

Ministro da Justiça José Eduardo Martins Cardozo

Debatedor

Subprocurador-geral da Justiça Márcio Elias Rosa

Mediador

Desembargador José Roberto Neves Amorim, do TJ/SP e - vice-diretor da Faculdade de Direito da FAAP

25/3

8h

Ministro Antônio Cezar Peluso e presidente do STF

9h

A segurança nas fronteiras, o tráfico de armas e de drogas

Palestrante

Diretor de combate ao Crime organizado Roberto Troncon Filho

Mediador

Promotor de Justiça Mário Luiz Sarrubbo, professor da FAAP e diretor da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo

11h30

O combate ao crime organizado: experiência do Rio de Janeiro

Palestrantes

Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame

Coordenadora do laboratório de tecnologia contra lavagem de dinheiro Patrícia da Costa Araújo de Alemany

Cel. PM Mário Sérgio Duarte e comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Mediador

Procurador de Justiça Arnaldo Hossepian, professor da FAAP e secretário adjunto da Segurança Pública do Estado de São Paulo

________________
_________

Fonte : TJ/SP

________
________________