MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF - Confederação Nacional de Saúde questiona jurisprudência do TST sobre adicional noturno

STF - Confederação Nacional de Saúde questiona jurisprudência do TST sobre adicional noturno

A CNS - Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços apresentou ADPF 227 (clique aqui) no STF contra o TST, pelo que considera "exegese equivocada" da legislação pertinente ao pagamento de adicional noturno. A discussão diz respeito à possibilidade ou não de pagamento do adicional em prorrogação de jornada cumprida após as 5h da manhã, que, segundo a CNS, "viola frontalmente diversos preceitos fundamentais" da Constituição Federal.

Da Redação

sábado, 2 de abril de 2011

Atualizado em 1 de abril de 2011 14:49


Noite

STF - Confederação Nacional de Saúde questiona jurisprudência do TST sobre adicional noturno

A CNS - Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços apresentou ADPF 227 (clique aqui) no STF contra o TST, pelo que considera "exegese equivocada" da legislação pertinente ao pagamento de adicional noturno. A discussão diz respeito à possibilidade ou não de pagamento do adicional em prorrogação de jornada cumprida após as 5h da manhã, que, segundo a CNS, "viola frontalmente diversos preceitos fundamentais" da CF/88 (clique aqui).

A súmula 60 do TST prevê a integração do adicional noturno, pago com habitualidade, ao empregado para todos os efeitos, e afirma em seu item II que, se a jornada cumprida integralmente no período noturno for prorrogada, é devido o adicional também sobre as horas prorrogadas.

Segundo a CNS, o entendimento dos TRTs tem sido a aplicação imediata do item II, o que impede a interposição de recurso de revista para o TST e, consequentemente, de recurso extraordinário para o STF, a fim de questionar sua constitucionalidade. Isso, alega, acarreta "graves prejuízos" aos empregadores de trabalhadores com horário noturno, com impacto financeiro "incalculável".

O ponto principal defendido pela Confederação é a ausência de previsão constitucional para a extensão do horário noturno. A CF/88, sustenta, recepcionou a CLT (clique aqui), que fixa como horário noturno o período das 22h às 5h. "Não há, nem na CF/88 nem na CLT, qualquer disposição impondo a obrigação do empregador de pagar adicional noturno no trabalho realizado após as 5h", afirma. "A condenação nesse sentido é ilegal."

Conforme a ADPF, a adoção dessa jurisprudência pela JT, para as empresas de saúde, viola o art. 7º, incisos XIII e XXVI, e o art. 8º da CF/88. O inciso XIII do art. 7º fixa a duração do trabalho normal "não superior a oito horas diárias e 44 horas semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada mediante acordo ou convenção coletiva e trabalho". O inciso XXVI do mesmo art. reconhece a validade das convenções e acordos coletivos, e o art. 8º trata da liberdade de associação sindical. "Como falar em segurança jurídica se os próprios termos ajustados nas convenções coletivas muitas vezes não são respeitados pelo Poder Judiciário?", questiona a ação.

Situação caótica

A entidade sindical afirma que "é notória a caótica situação financeira" dos estabelecimentos de saúde do País, que atravessam uma das mais graves crises impostas pelos gestores do SUS, especialmente quanto ao atraso de repasse de pagamentos. "Está se tratando de categoria patronal que não dispõe de condições financeiras sequer para conceder reajustes salariais anuais", prossegue a petição. "Não é possível que possam arcar com incrementos em suas folhas de pagamento em vista da interpretação inconstitucional que vem sendo dada pela súmula 60, II, do TST, bem como pelas decisões dos Tribunais Regionais do Trabalho".

A CNS pede a concessão de liminar para suspender de imediato a súmula 60, II, do TST até a decisão final da ADPF e, no mérito, que o STF a exclua, "por ser incompatível com o texto constitucional vigente, como medida de inteira justiça".

A relatora da ADPF 227 é a ministra Ellen Gracie.

____________
_________

Leia mais

  • 4/9/09 - TST - Empregado que trabalhava até às 7h45 receberá adicional noturno por todo o período - clique aqui.

__________