MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Hoje é o "Dia Mundial da Conscientização de Autismo"

Hoje é o "Dia Mundial da Conscientização de Autismo"

A estátua da Justiça, escultura de Alfredo Ceschiatti que adorna a fachada do STF, ganhou iluminação azul no início da noite de ontem, 1º, em comemoração ao "Dia Mundial da Conscientização do Autismo" (2 de abril). A iniciativa faz parte de uma ação mundial, que no Brasil "pintou" de azul monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, o Monumento às Bandeiras e o Viaduto do Chá, em São Paulo, o Teatro Amazonas, em Manaus, entre outros cartões postais brasileiros.

Da Redação

sábado, 2 de abril de 2011

Atualizado às 09:16


2 de abril

Estátua da Justiça ganha iluminação azul para conscientização sobre autismo

A estátua da Justiça, escultura de Alfredo Ceschiatti que adorna a fachada do STF, ganhou iluminação azul no início da noite de ontem, 1º, em comemoração ao "Dia Mundial de Conscientização do Autismo" (2 de abril). A iniciativa faz parte de uma ação mundial, que no Brasil "pintou" de azul monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, o Monumento às Bandeiras e o Viaduto do Chá, em São Paulo, o Teatro Amazonas, em Manaus, entre outros cartões postais brasileiros.

Em Brasília, além do STF, o Congresso Nacional e a Torre de TV aderiram ao movimento. O intuito é alertar para o tratamento precoce da síndrome que atinge cerca de dois milhões de brasileiros. O dia 2 de abril foi escolhido pelas Nações Unidas como "Dia Mundial de Conscientização do Autismo" (World Autism Awareness Day) em 2008. Este é o quarto ano do evento mundial, que pede mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome oficial do autismo), mais comum em crianças que a AIDS, o câncer e o diabetes juntos.

A data serve como referência para que autistas, suas famílias, governos e sociedade discutam o autismo e reafirmem o compromisso de promoção da inclusão e defesa de direitos fundamentais, como saúde, educação, lazer, liberdade, respeito pelo lar e pela família. O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. O autista tem dificuldade nas relações sociais, na comunicação e apresenta comportamento repetitivo em algumas situações da vida diária.

Sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e geralmente antes dos três anos. A desordem é quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas. Praticamente todas as áreas do cérebro são atingidas. Os principais sintomas são riso inapropriado, dificuldade de relacionamento com outras crianças, pouco contato visual e dificuldade ao toque, muitos vivem em um mundo particular.

Congresso Nacional se une a esforço para avanços no tratamento do autismo

Hoje, às 18h, o Palácio do Congresso Nacional será iluminado com a cor azul como forma de chamar atenção para o Dia Internacional para a Conscientização a respeito do Autismo.

No dia 5 deste mês, haverá a implantação, na Câmara dos Deputados, da Frente Parlamentar de Políticas para a Inclusão das Pessoas com Deficiência e, no dia 8, haverá uma sessão especial, no Plenário, voltada para a pessoa com deficiência.

Projeto de lei equipara autista aos portadores de deficiência

Também em atenção às pessoas com autismo, na quinta-feira, 31/3, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, por unanimidade, transformou em projeto de lei sugestão (Sugestão 1/10) enviada ao Senado pela Associação em Defesa do Autista - Adepa.

O projeto, que começa a tramitar no Senado, define os direitos da pessoa diagnosticada com autismo - agora denominado transtorno do espectro autista (TEA) - e as diretrizes para sua inserção na sociedade.

Com a aprovação do projeto, a pessoa portadora de autismo também passará a ser classificada como pessoa com deficiência. O autista passará a ter todos os direitos que as pessoas com deficiência já conquistaram em termos de políticas públicas.

______________