MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRT da 15ª região sedia exposição de fotografias inspiradas em obras de Clarice Lispector

TRT da 15ª região sedia exposição de fotografias inspiradas em obras de Clarice Lispector

A partir de hoje, 5/4, o Espaço Cultural do TRT da 15ª região, localizado no 1º andar do edifício-sede da corte, apresenta a exposição "O melhor está nas entrelinhas", assinada pela fotógrafa Anita Hirschbruch. O vernissage acontece hoje, 5, às 17h, com a presença da artista.

Da Redação

terça-feira, 5 de abril de 2011

Atualizado às 09:53


"O melhor está nas entrelinhas"

TRT da 15ª região sedia exposição de fotografias inspiradas em obras de Clarice Lispector

A partir de hoje, 5/4, o Espaço Cultural do TRT da 15ª região, apresenta a exposição "O melhor está nas entrelinhas", assinada pela fotógrafa Anita Hirschbruch. O vernissage acontece hoje, 5, às 17h, com a presença da artista. O evento inaugura a programação 2011 do Espaço Cultural do TRT da 15ª região, que foi concebido para abrigar exposições e manifestações artísticas.

A exposição "O melhor está nas entrelinhas" é composta por três ensaios fotográficos baseados nas obras "O ovo e a galinha" (1971), "Água viva" (1973) e "A maçã no escuro" (1961), de Clarice Lispector. As fotos são acompanhadas de trechos dos livros que, segundo Anita, têm a função de induzir à "leitura" das fotografias e vice-versa. "O desafio do trabalho foi procurar estabelecer equivalências entre estes textos literários e a fotografia, não no sentido de elaborar as imagens para que servissem como ilustrações aos textos nem tampouco fazer com que estes explicassem as imagens, mas tecendo uma intersecção entre elas, de modo a formar um terceiro objeto", explica a fotógrafa.

Ao todo serão exibidas 76 fotos produzidas de modo analógico em filme preto e branco. As 12 peças da composição "O ovo e a galinha" foram realizadas com o emprego da técnica laboratorial conhecida como "puxamento de ASA", que possibilita granular a fotografia, aproximando-a de um quadro expressionista/pontilhista.

Já as 17 peças do ensaio "Água viva" receberam tratamento químico para que ficassem azuladas (banho de viragem, tratamento químico que modifica a cor da foto). As demais 47 peças, que compõem o ensaio "A maçã no escuro", foram produzidas de modo tradicional.

A artista

Anita Hirschbruch é formada em Letras pela USP e foi, por muitos anos, uma das responsáveis pelo Setor de Fotografia da Cinemateca Brasileira, instituição voltada à preservação do acervo audiovisual do país. Atualmente dirige o Setor de Fotografia do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de SP, órgão do Ministério da Cultura.

A fotógrafa já participou de várias exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior. A composição "O ovo e galinha", por exemplo, apresentada como dissertação de mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada na USP, foi exibida no 22º Rencontres Internationales de la Photographie de Arles, na França. Juntamente com o ensaio "Água viva", foi exibida também no Instituto Cultural Brasil-Alemanha, em Berlim.

Atualmente Anita Hirschbruch participa do movimento "Viva Paraitinga!", iniciativa de fotógrafos que retrataram a cidade paulista de São Luiz do Paraitinga. Com a venda de cópias das fotos exibidas no site da campanha (clique aqui) está sendo constituído um fundo para ajudar na reconstrução do município, que teve seu acervo histórico parcialmente destruído pelas chuvas que atingiram a região em janeiro de 2010.

Serviço

Vernissage dia 5/4, às 17h.

  • Local: Espaço Cultural do TRT da 15ª região (r. Barão de Jaguara, 901, Centro, Campinas/SP - 1º andar).
  • Período: até 6/5, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h, com entrada franca.

________________
_________

Fonte : TRT da 15ª região

_________
________________