MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRF da 4ª região elege seus novos dirigentes

TRF da 4ª região elege seus novos dirigentes

A desembargadora Federal Marga Inge Barth Tessler foi eleita no dia 8/4, por aclamação, pelo plenário do TRF da 4ª região, para presidir a corte no biênio 2011-2013. Para os cargos de vice-presidente e corregedor regional da JF foram escolhidos, respectivamente, os desembargadores Federais Luiz Carlos de Castro Lugon e Tadaaqui Hirose. A posse dos novos dirigentes será no dia 20/6.

Da Redação

terça-feira, 12 de abril de 2011

Atualizado às 08:21


Diretoria

TRF da 4ª região elege seus novos dirigentes

A desembargadora Federal Marga Inge Barth Tessler foi eleita no dia 8/4, por aclamação, pelo plenário do TRF da 4ª região, para presidir a corte no biênio 2011-2013. Para os cargos de vice-presidente e corregedor regional da JF foram escolhidos, respectivamente, os desembargadores Federais Luiz Carlos de Castro Lugon e Tadaaqui Hirose. A posse dos novos dirigentes será no dia 20/6.

O plenário também elegeu os magistrados que vão dirigir outros órgãos e setores do Tribunal. Todos os candidatos foram escolhidos por aclamação.

Também foram eleitos os desembargadores Federais Joel Ilan Paciornik, como vice-corregedor, Luiz Fernando Wowk Penteado, para dirigir a Emagis - Escola da Magistratura do TRF da 4ª região, e Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e Otávio Roberto Pamplona como conselheiros da escola. A ouvidoria do Tribunal terá como coordenador o desembargador Federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira.

Para a coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da região sul, o Plenário elegeu a desembargadora Federal Maria de Fátima Freitas Labarèrre e, como vice-coordenador, o desembargador Federal João Batista Pinto Silveira. O Sistcon - Sistema de Conciliação da 4ª região será dirigido pelo desembargador Federal Paulo Afonso Brum Vaz.

Para compor o Conselho de Administração do Tribunal foram escolhidos os desembargadores Federais Élcio Pinheiro de Castro e Victor Luiz dos Santos Laus, como titulares, e Fernando Quadros da Silva e João Batista Pinto Silveira, como suplentes.

Conheça os novos dirigentes do TRF

Eleita presidente, Marga Inge Barth Tessler é natural de Porto Alegre/RS e formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS em 1972. É mestre em Direito Público, também pela PUC/RS, e especialista em Direito Sanitário, pela UnB. Foi advogada e procuradora do então Instituto Nacional de Previdência Social. Entre 77 e 88, atuou como advogada do BC. Em fevereiro de 88, ingressou na magistratura Federal. Marga foi vice-diretora do Foro da seção Judiciária do RS em 93 e diretora do Foro em 94, ano em que foi promovida para o tribunal. Na corte, dirigiu a Revista do TRF (1999 - 2001), e a Emagis (2001 - 2003). Foi vice-presidente do Tribunal entre 2003 e 2005. Atualmente, preside a 4ª turma, especializada em matéria administrativa, civil e comercial, e integra o TRE/RS. No dia 7/4, passou a integrar o Conselho Superior da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, com sede em Brasília.

Luiz Carlos de Castro Lugon, eleito vice-presidente, é natural de Vila Velha/ES. Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (ES) e mestre pela PUC/RS. Foi professor, advogado e procurador Federal antes de assumir, em 1989, como juiz Federal substituto, tendo atuado em Santo Ângelo (RS), Porto Alegre e Florianópolis. Foi diretor do foro da seção Judiciária de SC (1994 - 1995) e compôs o TRE/SC no mesmo período. Em 1999, foi promovido a desembargador do TRF da 4ª região. Na corte, foi conselheiro (2003-2005) e diretor da Emagis (2005-2007). Entre 2007 e 2009, foi vice-corregedor e, atualmente, é o corregedor regional da JF da 4ª região.

O novo corregedor regional da JF/RS, Tadaaqui Hirose, nasceu em Guaimbê/SP. Formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (PR) e pós-graduado em Direito Tributário aplicado à empresa, em Ciências Penais e em Direito Processual Civil. Atuou como professor, advogado e juiz de Direito no Paraná. Em 1987, ingressou na magistratura Federal, tendo sido diretor do Foro da seção Judiciária do PR (1992-1994) e integrado o TRE paranaense (1991-1993). Em 1999, foi promovido a desembargador do TRF4. Entre 2003 e 2005, coordenou os JEFs da 4ª região. Integrou o Conselho de Administração entre 2007 e 2009. Atualmente, é o diretor da Emagis e preside a 7ª turma, especializada em matéria penal.

________________
_________

Fonte: TRF da 4ª região

_________
________________