MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. STF - Plenário virtual reafirma jurisprudência e julga mérito de RExt para relativizar garantia da coisa julgada

STF - Plenário virtual reafirma jurisprudência e julga mérito de RExt para relativizar garantia da coisa julgada

O plenário virtual do STF reconheceu repercussão geral em tema discutido no RExt 600658, sobre a relativização da garantia da coisa julgada. Ao caso foi aplicada norma do RISTF - Regimento Interno da Corte que prevê o julgamento de mérito, por meio eletrônico, de questões com repercussão geral nas hipóteses de reafirmação de jurisprudência dominante do Supremo (art. 323-A). A votação foi unânime.

Da Redação

terça-feira, 12 de abril de 2011

Atualizado às 09:16


Repercussão geral

STF - Plenário virtual reafirma jurisprudência e julga mérito de RExt para relativizar garantia da coisa julgada

O plenário virtual do STF reconheceu repercussão geral em tema discutido no RExt 600658 (clique aqui), sobre a relativização da garantia da coisa julgada. Ao caso foi aplicada norma do RISTF - Regimento Interno da Corte que prevê o julgamento de mérito, por meio eletrônico, de questões com repercussão geral nas hipóteses de reafirmação de jurisprudência dominante do Supremo (art. 323-A). A votação foi unânime.

Mérito julgado

Tendo em vista que o Supremo, no julgamento do RExt 146331 (clique aqui), firmou entendimento de não ser absoluta a garantia da coisa julgada, a relatora do caso, ministra Ellen Gracie, entendeu não ser necessária nova apreciação pelo plenário do STF, possibilitando o julgamento monocrático deste recurso e, ainda, a aplicação dessa orientação pelos tribunais de origem e pelas turmas Recursais.

O caso

O recurso foi interposto contra acórdão do TRF da 5ª região que entendeu ser incabível a reabertura do debate acerca dos critérios de cálculos. A questão versa sobre o pagamento aos servidores do extinto INAMPS - Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social da gratificação de produtividade por unidade de serviço. Conforme o RExt, o processo encontra-se em fase de execução e a controvérsia restringe-se a divergências quanto aos cálculos de diferenças relativas à gratificação.

Segundo a ministra Ellen Gracie, em abril de 2007, no julgamento do RExt 146331, o Supremo assentou não ser absoluta a garantia da coisa julgada e afastou tal incidência no caso da aplicação do art. 17, do ADCT - Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

Quanto à questão relativa à vinculação ao salário mínimo, continua a ministra, o plenário da Corte reconheceu a inconstitucionalidade da vinculação de qualquer vantagem ao salário mínimo, entendimento sedimentado na súmula vinculante 4 (clique aqui) (salvo nos casos previstos na CF/88 - clique aqui, o salário mínimo não pode ser usado como indexador de base de cálculo de vantagem de servidor público ou de empregado, nem ser substituído por decisão judicial) e ratificado no RExt 603451.

Para Ellen Gracie, a questão contida no presente RExt apresenta relevância do ponto de vista econômico, político, social e jurídico, nos termos do parágrafo 1º, do art. 543-A, do CPC (clique aqui). "É que o assunto alcança, certamente, grande número de interessados na solução do impasse quanto à aplicação do art. 17 do ADCT em face da coisa julgada", explica.

Aplicação imediata

Ela verificou que a matéria já se encontra pacificada no âmbito do STF, no sentido de que art. 17, do ADCT, alcança as situações jurídicas cobertas pela coisa julgada, conforme precedente do plenário já citado. "Desse modo, entendo que, com o reconhecimento da existência da repercussão geral e havendo entendimento consolidado da matéria, os tribunais de origem e as turmas Recursais podem, desde logo, com fundamento no parágrafo 3º, do citado art. 543-B, aplicar a citada orientação anteriormente firmada por este STF", ressaltou a relatora.

A ministra Ellen Gracie entendeu não ser necessária nova apreciação pelo plenário desta Corte, possibilitando o julgamento monocrático deste recurso, nos termos do art. 325, caput, do RISTF, e, ainda, a aplicação dessa orientação pelos tribunais de origem. Dessa forma, ela manifestou-se pela ratificação da jurisprudência do Supremo sobre o assunto discutido no recurso extraordinário e pela existência de repercussão geral da matéria, a fim de que sejam observadas as disposições do art. 543-B do CPC.

Modificação regimental

O art. 323-A foi introduzido ao RISTF no dia 2/12/10, por meio da Emenda Regimental 42, com aprovação do texto pelos ministros da Corte em sessão administrativa.

Além desse dispositivo - que permite o julgamento de mérito, por meio eletrônico, de questões com repercussão geral nas hipóteses de reafirmação de jurisprudência dominante do STF - foi acrescentado o art. 325-A, segundo o qual após o reconhecimento de repercussão geral, serão distribuídos, por prevenção, ao relator do recurso paradigma, os processos relacionados ao mesmo tema.

  • Processos Relacionados : RExt 600658 - clique aqui.
                                          RExt 146331 - clique aqui.

_________

* Art. 323-A

O julgamento de mérito de questões com repercussão geral, nos casos de reafirmação de jurisprudência dominante da Corte, também poderá ser realizado por meio eletrônico." RISTF com alteração pela Emenda Regimental nº 42/2010.

** Art. 543-A

O Supremo Tribunal Federal, em decisão irrecorrível, não conhecerá do recurso extraordinário, quando a questão constitucional nele versada não oferecer repercussão geral, nos termos deste artigo. (Incluído pela lei 11.418/06).

§ 1º - Para efeito da repercussão geral, será considerada a existência, ou não, de questões relevantes do ponto de vista econômico, político, social ou jurídico, que ultrapassem os interesses subjetivos da causa. (Incluído pela lei 11.418/06).

*** Art. 543-B

Quando houver multiplicidade de recursos com fundamento em idêntica controvérsia, a análise da repercussão geral será processada nos termos do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, observado o disposto neste artigo. (Incluído pela lei 11.418/06).

§ 3º - Julgado o mérito do recurso extraordinário, os recursos sobrestados serão apreciados pelos Tribunais, Turmas de Uniformização ou Turmas Recursais, que poderão declará-los prejudicados ou retratar-se. (Incluído pela lei 11.418/06).

****Art. 17.

Os vencimentos, a remuneração, as vantagens e os adicionais, bem como os proventos de aposentadoria que estejam sendo percebidos em desacordo com a Constituição serão imediatamente reduzidos aos limites dela decorrentes, não se admitindo, neste caso, invocação de direito adquirido ou percepção de excesso a qualquer título. - ADCT

________________
_______

Leia mais - Notícias

  • 29/3/11 - Teto remuneratório e cláusula de barreira em concurso são temas com repercussão geral - clique aqui.

  • 26/3/11 - STF - Reconhecida repercussão geral sobre competência em causas da União e sua extensão ou não às autarquias e fundações - clique aqui.

  • 17/3/11 - STF - Proibição de expulsão de estrangeiro com filhos no Brasil tem repercussão geral reconhecida - clique aqui.

  • 15/3/11 - STF - Modernização nas comunicações da Corte tem impacto na repercussão geral - clique aqui.

  • 11/3/11 - Reconhecida repercussão geral em exigibilidade de PIS e Cofins para instituições financeiras - clique aqui.

  • 10/3/11 - STF - Reconhecida repercussão geral em questão sobre a compatibilidade entre direitos políticos e substituição da pena - clique aqui.

  • 8/3/11 - Novo link no portal do STF permite acompanhar repercussão geral por temas - clique aqui.

  • 7/3/11 - Repartição de receitas tributárias e superlotação carcerária têm repercussão geral reconhecidas no STF - clique aqui.

  • 8/2/11 - STF - Reconhecida repercussão geral de processo em que Estado é responsabilizado por crime de detento - clique aqui.

  • 2/2/11 - STF - Responsabilidade civil objetiva por omissão tem repercussão geral reconhecida pela 2ª turma - clique aqui.

  • 25/1/11 - STF - Reconhecida repercussão geral no debate sobre correção monetária de saldos do FGTS - clique aqui.

  • 13/1/11 - STF - RE sobre mudança da natureza de precatório tem repercussão geral reconhecida - clique aqui.

  • 11/1/11 - STF - Temas previdenciários têm repercussão geral reconhecida - clique aqui.

  • 10/1/11 - STF - Reconhecida repercussão geral em processos sobre perda de posto e patente de militares - clique aqui.

  • 10/1/11 - STF - Reajuste de vale-refeição de servidor público tem reconhecida repercussão geral - clique aqui.

  • 8/1/11 - STF - Ressarcimento ao SUS por atendimento de pacientes de planos de saúde é tema de repercussão geral - clique aqui.

  • 8/1/11 - STF - Reconhecida repercussão geral de recursos que questionam normas antidumping - clique aqui.

_______

Leia mais - Artigos

  • 21/2/11 - A aplicação indevida de paradigmas na sistemática da repercussão geral - clique aqui.

  • 18/8/08 - O Supremo e a repercussão geral - clique aqui.

  • 20/2/08 - Repercussão geral - clique aqui.

  • 7/8/07 - Repercussão geral no recurso extraordinário : deliberação do plenário do STF por meio eletrônico - clique aqui.

  • 3/7/07 - Recurso Extraordinário : a repercussão geral na prática - clique aqui.

  • 9/3/07 - A repercussão geral para admissão de recursos extraordinários e o livre acesso ao judiciário - clique aqui.

________________

Patrocínio

Patrocínio Migalhas