MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Três de Maio, no RS, recebe novo Foro

Três de Maio, no RS, recebe novo Foro

O novo Foro de Três de Maio foi inaugurado no último dia 14. O prédio, que conta com uma área de aproximadamente 2 mil m², divididos em quatro andares, levou um ano e oito meses para ser construído.

Da Redação

sábado, 16 de abril de 2011

Atualizado às 10:14


Inauguração

Três de Maio, no RS, recebe novo Foro

O novo Foro de Três de Maio foi inaugurado no último dia 14. O prédio, que conta com uma área de aproximadamente 2 mil m², divididos em quatro andares, levou um ano e oito meses para ser construído.

Na solenidade de inauguração, o desembargador Leo Lima enfatizou a necessidade de o Judiciário se integrar na sociedade, pois, atualmente, percebe-se que o mais importante não são os processos, mas as pessoas que estão por trás deles. Por isso, ressaltou, o 1º grau e suas decisões devem ser mais valorizadas, pois é o Juiz quem tem contato mais próximo com as partes. Dessa forma, teremos uma jurisdição cada vez mais humana, afirmou.

O juiz-diretor do Foro, Jairo Cardoso Soares, destacou que o momento era a celebração de um ritual de renovação, em razão da entrega das novas instalações, e de continuidade: Porque estamos aqui todos empenhados na mesma seara e preocupados com a tarefa comum de realizar a melhor Justiça possível, explicou. Também destacou que as portas da casa da Justiça estarão sempre abertas para ouvir as reivindicações do mais humilde cidadão., bem como para dialogar com os mais sábios.

Para o prefeito municipal, Olivio José Casali, é uma honra receber o novo Foro no ano em que a cidade comemora seus 76 anos de emancipação.

O presidente da subseção da OAB local, Vilson Trage, ressaltou que uma prestação jurisdicional efetiva não se faz apenas com magistrados e servidores numerosos e qualificados, mas também com uma estrutura física adequada. Ainda, prestou reconhecimento ao trabalho de todos que se empenharam para transformar a sonho de um novo prédio em realidade.

Instalações

O novo prédio conta com salas para Oficiais de Justiça, Defensoria Pública, OAB, Salão do Júri, além de gabinetes para os Juízes e cartórios. Tem espaço suficiente para abrigar mais duas varas, além das duas já existentes.

Com aproximadamente 15,3 mil processos em tramitação, a Comarca jurisdiciona, também as cidades de Alegria, Boa Vista do Buricá, Independência, Nova Candelária e São José do Inhacorá.

_____________
__________

Foto : Mariane Souza de Quadros

_________________