MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Law Office

Law Office

O programa é dividido em cinco módulos

Da Redação

quarta-feira, 15 de junho de 2005

Atualizado em 14 de junho de 2005 14:30

 

Law Office se propõe a integrar todas as áreas de escritórios de advocacia e jurídicos de empresas

 

O software Law Office, ERP (Enterprise Resources Planning), será apresentado ao mercado pela Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas na Fenalaw, Feira Nacional de Suprimentos e Serviços Jurídicos, de 14 a 16/6 em SP (Centro de Convenções Frei Caneca, na rua Frei Caneca, 569, 5º andar). Além de demonstrações do produto, a programação de lançamento compreende uma palestra gratuita, "Novo paradigma na informatização dos escritórios de advocacia: a implantação de ERP para pequenos, médios e grandes escritórios de advocacia", no Senalaw, Seminário Nacional de Administração de Escritórios de Advocacia, na quarta-feira, 15/6, às 18h, no auditório quatro do evento, que acontece no mesmo local da Feira. Na palestra, os diretores da Lawsoft apresentarão a pesquisa Gerenciamento de Atividades Jurídicas, realizada pelo Instituto de Marketing e Pesquisas (Imep), que apurou o contexto de aplicações de programas e softwares no setor, compreendido por escritórios de advocacia de diferentes portes e departamentos jurídicos de grandes empresas.

 

Tecnologia empregada

 

Desenvolvido com o modelo SmartClient, proposto pela Microsoft como o próximo paradigma em aplicações nativas para ambientes gráficos, o Law Office combina o melhor dos modelos de integração empregados em interfaces nativas e na web. As aplicações SmartClient são construídas com o Net Framework, o mais avançado ambiente oferecido pela Microsoft. Elas podem operar em todos os sistemas operacionais suportados por esse ambiente, o que inclui o Windows 98 SE, Windows NT 4.0 sp¨.1, Windows ME, Windows 2000, Windows XP e o Windows server 2003.

 

Os melhores exemplos da tecnologia SmartClient hoje são os próprios produtos da Microsoft; as versões mais recentes do MSN Messenger, Word, Excel e Outlook adotam esta tecnologia.

 

 

Problemas enfrentados pelos advogados

 

Os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos das empresas ainda estão no anos 80, desprovidos de qualquer software de gerenciamento ou tendo apenas uma ou duas "ilhas de automação". E isso acontece apesar dos programas ERP (Enterprise Resources Planning) terem surgido no início dos anos 90 e terem evoluído na capacidade de integrar diversas áreas da empresa em um só sistema, no qual as informações são compartilhadas por todos os funcionários, o que permite a implantação de melhores práticas de mercado, uniformização de procedimentos e aumento do controle dos administradores.

 

Os programas atualmente à disposição no mercado integram no máximo finanças, processos e agenda, mas com falhas conceituais que não permitem um uso satisfatório.

 

Desta forma, pode-se dizer que hoje nenhum dos programas no mercado oferece uma verdadeira solução integrada e funcional para os advogados e operadores do Direito.

 

 

Investimento Lawsoft e objetivos

 

Diante da oportunidade, os empreendedores da Lawsoft decidiram investir no desenvolvimento de um verdadeiro ERP, concebido em conjunto por advogados e técnicos para ser usado pelos escritórios de advocacia ou pelos departamentos jurídicos das empresas.

 

O objetivo principal foi o de criar uma ferramenta para auxiliar escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas a se integrarem em tempo real, otimizar o tempo de horas não debitáveis e/ou não rentáveis, implementarem as melhores práticas de mercado (usando o modelo de escritórios brasileiros e norte-americanos) e aumentar a produtividade dos advogados e funcionários.

 

A proposta do Law Office é de ser um software capaz de:

  • Aumentar a produtividade, proporcionar maior qualidade e agilidade de atendimento aos clientes e total acompanhamento e gerenciamento financeiro;
  • Automatizar e integrar todos ou quase todos os "processos de negócios" de um escritório de advocacia, abrangendo (i) o controle dos processos judiciais e dos casos de advocacia consultiva;(ii) gerenciamento de documentos; (iii) finanças; (iv) faturamento; (v) Cobrança; (vi) contabilidade de custo; (vii) recursos humanos;
  • Compartilhar dados e uniformizar os processos de negócios, permitindo implantar as melhores práticas de mercado (best practices);
  • Produzir e utilizar informações em tempo real;
  • Dar total mobilidade ao advogado para trabalhar seus casos

 

Módulos e funções do Law Office

 

O programa se divide em cinco grandes módulos:

 

 

Módulo de Processos

 

Apóia o acompanhamento dos processos judiciais e também dos processos administrativos (Cadê, Procon, Conselho de Contribuintes, Incra, entre outros) e, ainda mais, dos processos internos (casos de advocacia consultiva em geral, como contratos, operações societárias, pareceres, consultas,etc.). O programa permite uma visão clara e hierárquica dos recursos, incidentes processuais ou outros processos ligados a um processo principal, além de outros dados que variam de caso a caso.

 

Os usuários cadastram os andamentos dos seus casos, sempre vinculados aos eventos do módulo de agenda, como idas ao fórum, audiências, sentenças, reuniões com o cliente, pesquisas, entre outros, bem como podem inserir todos os anexos ligados a eles (petições, contratos, e-mails, faxes, cópias digitalizadas do processo, link de pesquisas feitas na internet,etc.). O LAW OFFICE permitirá o compartilhamento e o aceso a estas informações em qualquer computador e em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, esteja o advogado on-line ou off-line.

 

 

Módulo de Agenda

 

Permite que o advogado ou estagiário tenha toda a sua vida profissional organizada em uma agenda completamente integrada com o módulo de processos e com o restante do LAW OFFICE. Nele é possível agendar compromissos que dizem respeito a mais de uma pessoa, como o, prazo final de entrega de um projeto de um projeto em que dois ou três advogados estejam trabalhando ou a visita ao fórum para verificar diversos processos em andamento.

 

 

Módulo Administrativo

 

Os sócios-administradores ou administradores profissionais poderão cadastrar todos os funcionários; dividi-los em categorias conforme a estrutura particular de cada escritório (por exemplo " sócio", "advogados sênior", "advogados júnior", "estagiário", etc.); estabelecer a sua remuneração (por hora trabalhada, salário, participação nos resultados de um caso ou um "mix" destas opções); estabelecer qual é o valor da hora dos advogados pêra efeitos de cobrança dos clientes. É neste módulo que os administradores do escritório decidem qual é a política de segurança e quais são os níveis de acesso de cada funcionário às informações do sistema.

 

 

Módulo Financeiro

 

Com este módulo, é possível lançar as horas debitadas para cada cliente, mesmo quando o serviço foi ajustado sobre um valor fixo ou mensal, permitindo aos advogados dimensionar a rentabilidade de cada caso. E mais: fechar toda a contabilidade do escritório; gerar a cobrança dos clientes, com emissão de boletos e notas de honorários; informar os salários dos funcionários, calcular os reembolsos de despesas; criar relatórios gerenciais para os administradores, com a rentabilidade geral do escritório, bem como o desempenho por funcionários, por área (grupo de advogados), ou ainda por caso trabalhado. Depois da emissão do boleto, o LAW OFFICE conversa diretamente com os Bancos e importa os extratos de conta-corrente, informando quem pagou, quem ainda não pagou e quais foram os gastos do escritório.

 

 

Módulo Home

 

O módulo home é a tela inicial, onde o usuário pode fazer busca para encontrar processos e casos, busca esta que pode ser feita pelo nome do cliente, número no fórum, local onde tramita o caso, por assunto, entre outras possibilidades, ou ainda para encontrar documentos na base de dados, tais como modelo de petições, contratos e e-mails.

 

 

Sobre a Lawsoft

 

A Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas é uma empresa de desenvolvimento de softwares voltados ao auxílio organizacional e administração de escritórios de advocacia e de departamentos jurídicos de empresas com atividades no Brasil. Em seus projetos, a Lawsoft utiliza tecnologia Smart Client® da Microsoft, com metodologia de programação MSF (Microsoft Solutions Framework) e desenvolvimento em plataforma .NET , sendo a única do mercado jurídico a ostentar a categoria de parceiro certificado pela Microsoft ("Microsoft Certified Partner"). Também tem como parceiras a PCA, em customização de softwares, e E.Bizsoftware, em análise e especificação de sistemas.

 

Resultado da iniciativa de advogados e empresários ligados à área jurídica, a Lawsoft é uma empresa de venture capital que está lançando a partir da Fenalaw 2005 o Law Office, software jurídico.

 

O principal executivo da empresa é Bento Ribeiro, administrador de empresas pela PUC - SP. Fundou e dirigiu a Helper Systems, empresa de desenvolvimento de sistemas para gerenciamento da área de ombudsman e CRM, hoje incorporada pela W3/Tecnidata. Foi também coordenador de TI da Y. Takaoka Empreendimentos.