MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Desembargador Aramis Nassif preside sua última sessão na 5ª câmara Criminal do TJ/RS

Desembargador Aramis Nassif preside sua última sessão na 5ª câmara Criminal do TJ/RS

Na tarde do dia 20/4, o desembargador Aramis Nassif, do TJ/RS, integrou pela última vez sessão da 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça. O magistrado aposenta-se no dia 2/5.

Da Redação

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Atualizado às 09:22


Aposentadoria

Desembargador Aramis Nassif preside sua última sessão na 5ª câmara Criminal do TJ/RS

Na tarde do dia 20/4, o desembargador Aramis Nassif, do TJ/RS, integrou pela última vez sessão da 5ª câmara Criminal do TJ. O magistrado aposenta-se no dia 2/5.

Durante a sessão, o procurador de Justiça José Pedro Keunecke relembrou o momento em que eles se conheceram, há 30 anos. Por terem se conhecido há muito tempo, ressaltou, poderia afirmar que acompanhou a trajetória do Desembargador e que o admira por ser um grande julgador, que dedicou muito do seu tempo à vida pública. Salientou, também, que esse momento de decisão da aposentadoria é bastante difícil, tanto para quem vai, como para quem fica, pois as pessoas que compõem o ambiente de trabalho formam uma verdadeira família. Concluiu dizendo que o desembargador Aramis, além de ser correto, honrado e honesto, é um homem bom e cordial, e que o MP tem grande orgulho desse magistrado.

Os desembargadores que também estavam presentes, Luís Gonzaga da Silva Moura, Amilton Bueno de Carvalho e desembargadora Genacéia da Silva Alberton acompanharam e elogiaram as palavras do Procurador.

Também se pronunciou o advogado Robespierre Trindade, da Associação dos Advogados Criminalistas do Planalto Médio, falando sobre a trajetória do desembargador que agora se despede. Aproveitou para anunciar a IV Semana de Ciências Criminais, que será realizada na cidade de Passo Fundo, do dia 10 ao dia 13/5, e que fará uma grande homenagem ao desembargador, justamente pela sua trajetória na Justiça Criminalista.

Aramis Nassif, por sua vez, agradeceu as manifestações e as tantas palavras de carinho. Complementou dados de seu ingresso e trajetória no ramo do Direito, relembrando que teve o apoio do pai. Os agradecimentos se direcionaram a todos os que estavam presentes, pelos mais variados motivos, mas em especial para a sua equipe, que, segundo o magistrado, é exemplo de competência e solidariedade; para sua esposa, pela tolerância e suporte; e, finalmente, para os filhos, que são sua inspiração de vida. Relembrou momentos junto com o grupo da 5ª câmara Criminal, que considera um laboratório de ideias, onde sempre houve grandes debates.

Carreira

Natural de Palmeira das Missões/RS, nasceu em 17 /2/1945. É casado, tem quatro filhos e quatro netos. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Passo Fundo em 1971.

Foi nomeado juiz de Direito em 1981, atuando nas comarcas de Santo Augusto, Estrela e Porto Alegre. Integrou o TRE e o CORAD - Conselho de Recursos Administrativos. A promoção para o cargo de juiz do Tribunal de Alçada ocorreu em 1995 e, em 1998, foi promovido a desembargador do TJ/RS. Até sua aposentadoria, presidia a 5ª câmara Criminal do TJ.

Lecionou na da AJURIS - Escola Superior da Magistratura, UFRGS, ULBRA (Gravataí/RS), CESUSC (SC), Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola Superior da Defensoria Pública RS, ICD, IARGS e OAB/RS. É mestre em Direito (Unisinos-AJURIS) e articulista em temas penais e processuais penais. É autor de livros da área penal, tais como "Júri - Soberania da vontade popular", "O Júri Objetivo", "Considerações sobre nulidades no processo penal", "Direito Penal e processual Penal - Uma abordagem crítica" e "Sentença penal: releitura da positividade, principiologia e conteúdo interno".

________________
_________

Fonte: TJ/RS

Foto: Ed Fernandes

_________
________________