MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Uruguaios conhecem estrutura da infância e adolescência no Estado do RS

Uruguaios conhecem estrutura da infância e adolescência no Estado do RS

O desembargador Leo Lima, presidente do TJ/RS, recebeu ontem a visita de uma comitiva do Uruguai composta por magistrados e representantes da Defensoria Pública, MPF, um deputado Federal, além de um representante do Ministério das Relações Exteriores do país vizinho, e também um representante do Instituto Del Niño y Adolescentes. Também integrou o grupo o representante para o Uruguai do UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância, Emílio Garcia Mendes.

Da Redação

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Atualizado às 10:03

Visita

Uruguaios conhecem estrutura da infância e adolescência no Estado do RS

O desembargador Leo Lima, presidente do TJ/RS, recebeu ontem, 26, a visita de uma comitiva do Uruguai composta por magistrados e representantes da Defensoria Pública, MPF, um deputado Federal, além de um representante do Ministério das Relações Exteriores do país vizinho, e também um representante do Instituto Del Niño y Adolescentes. Também integrou o grupo o representante para o Uruguai do UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância, Emílio Garcia Mendes.

As autoridades uruguaias permanecerão no Estado até amanhã para conhecer diversas estruturas do sistema socioeducacional e de Justiça. O presidente Leo Lima destacou as relações fraternas entre o RS e o Uruguai em diversos segmentos. E destacou o trabalho realizado pelos magistrados gaúchos na área da infância e da juventude. "Nosso Estado é exemplo de dedicação e eficiência, através de iniciativas pioneiras, nesta área e certamente a troca de experiência também resultará num grande aprendizado para nós", acrescentou.


Comitiva está visitando estruturas do sistema socioeducacional e de Justiça, para elaboração de lei nos moldes do ECA

O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos do Estado, Fabiano Pereira, lembrou das relações históricas entre os dois países e que as melhorias implantadas na FASE - Fundação de Atendimento Socioeducativo, uma das unidades visitadas, são resultado do trabalho incansável dos magistrados gaúchos que desenvolvem excelentes experiências neste setor.

Os representantes uruguaios afirmaram que a celebração de convênios com o RS representará na prática a tão sonhada integração por meio do Mercosul. Amanhã, eles viajam para MG para conhecer iniciativas semelhantes. Atualmente as autoridades uruguaias discutem a elaboração de uma lei semelhante ao ECA que existe no Brasil.

O grupo de autoridades uruguaias têm entre os anfitriões da visita os magistrados João Batista da Costa Saraiva e Vera Lúcia Deboni, que participaram da audiência, juntamente com o juiz-assessor da presidência, Rinez da Trindade.

____________
_____

Fonte : TJ/RS

Foto : Mário Salgado
_____
____________