MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Falece, em SP, o advogado João Caio Goulart Penteado

Falece, em SP, o advogado João Caio Goulart Penteado

Faleceu, em SP, o ilustre jurista João Caio Goulart Penteado.

Da Redação

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Atualizado às 06:46


Perda

Falece o advogado João Caio Goulart Penteado

Ontem, aos 68 anos, faleceu, em SP, o ilustre jurista João Caio Goulart Penteado.

Formado nas Arcadas (Turma de 1965), iniciou a carreira trabalhando com o dr. Pinheiro Neto, tendo sido sócio da afamada banca. Alguns anos se passam e ele cria, com outros sócios, a banca Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados.

Em sucessão negociada, deixa o escritório que fundou, em 2004. E, desde então, atuava como consultor no escritório Machado Associados Advogados e Consultores.

Estudioso do Direito Societário, tinha sempre a solução para os mais complexos problemas, sendo sempre chamado a resolvê-los.

Em 1979, visionário, teve a iniciativa de constituir um primeiro núcleo de arbitragem no país com o suporte da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. Iniciava-se aí o que hoje é o excepcional Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá.

Para o mundo do Direito, a perda de um ilustrado jurista. Para a Redação de Migalhas, a perda de um dileto amigo.

O corpo do dr. João Caio Goulart Penteado (OAB/SP 18.118) está sendo velado no cemitério do Araçá, em SP, onde será sepultado, hoje, às 14h.

Manifestações

"É uma grande perda para a advocacia, sem dúvida. Conhecemo-nos em 1963, ambos ainda estudantes, ele da USP, eu da PUC. Ficamos muito amigos, por muitos anos. Trabalhamos juntos no escritório do Dr. Pinheiro Neto. Saí antes, ele depois. Afastamo-nos um pouco, pelas circunstâncias da vida, mas sempre que nos encontrávamos, mormente nas comemorações do CESA, púnhamos os assuntos em dia. Vai fazer muita falta. Sinceros pêsames à Guiomar, Luciana e Adriana." Carlos Augusto Moreira Filho

"Perde muito a advocacia brasileira. João Caio Goulart Penteado era, além de um extraordinário advogado, com uma visão 'clínica' do Direito, um excepcional colega, um gentleman da profissão, um modelo a ser cultuado!" Técio Lins e Silva - escritório Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados

"Hoje, o céu cantou e o sol sorriu, porque tiveram a grande honra de receber um novo morador ilustre, sábio, e sensível. Porém, nós que aqui ficamos, com nossos pobres sentimentos terrenos, sentimos saudades e, na maioria das vezes, questionamos o porquê da vida e da morte, e os sentimentos vêm a tona em nossos corações e invadem nossa alma, vêm as lembranças, boas e não tão boas, e então sentimos saudade, dos velhos tempos que não voltam mais, mas que, em algum lugar dos nossos corações, são eternizados. Eu trabalhei no escritório do Dr. João Caio de 1986 até o ano de 2001, desde então, nunca mais o vi, porém jamais esquecerei dos ensinamentos que dele recebi, na vida profissional e na pessoal durante a convivência com ele. Ainda este ano, no dia 28 de fevereiro, lembrei que era o aniversário dele, e até pensei em mandar um e-mail, mas acabei não mandando. Quero apenas deixar uma singela migalha que transmita meus sentimentos pela perda do Dr. João Caio. Ao saber hoje, de sua passagem, fiquei muito triste. Desejo forças para Dona Guiomar e para as meninas, Luciana e Adriana." Dinaura Angelão - ex-funcionária da GPIL

_______________