MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Livro e Memorial Virtual são lançados e sociedade já pode acessar acervo histórico dos 120 anos do TJ/PB

Livro e Memorial Virtual são lançados e sociedade já pode acessar acervo histórico dos 120 anos do TJ/PB

O "Memorial Virtual do Judiciário paraibano" foi lançado, em solenidade, no último dia 26, no Salão Nobre do TJ/PB. Na ocasião, o desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, presidente da Corte, assinou o Ato da Presidência, instituindo, oficialmente, a ferramenta, que já pode ser acessada na internet (clique aqui): www.memorialvirtual.tjpb.jus.br "As pessoas que querem conhecer a trajetória do TJPB, desde a sua instalação, têm mais essa opção e não precisam mais se deslocar, fisicamente. Podem fazer isso através do portal na internet", afirmou.

Da Redação

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Atualizado às 12:33

Lançamento

Livro e Memorial Virtual são lançados e sociedade já pode acessar acervo histórico dos 120 anos do TJ/PB

O "Memorial Virtual do Judiciário paraibano" foi lançado, em solenidade, no último dia 26, no Salão Nobre do TJ/PB. Na ocasião, o desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, presidente da Corte, assinou o ato da presidência, instituindo, oficialmente, a ferramenta, que já pode ser acessada na internet (clique aqui): "As pessoas que querem conhecer a trajetória do TJ/PB, desde a sua instalação, têm mais essa opção e não precisam mais se deslocar, fisicamente. Podem fazer isso através do portal na internet", afirmou.

Ainda dentro da terceira etapa de comemorações do 120º aniversário de instalação do TJ, o presidente da comissão responsável pelos eventos comemorativos da data, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, lançou o livro "Personalidades Jurídicas e Políticas", terceira obra de uma trilogia de sua autoria. A apresentação foi feita pelo reitor do UNIPÊ, professor doutor José Loureiro Lopes, que falou sobre a escolha dos nomes bibliografados pelo desembargador e a contribuição dele para a historiografia paraibana.

O desembargador agradeceu às palavras e afirmou, em seu discurso, que "não há outra forma de se adquirir cultura, senão pela pesquisa e pela leitura". Finalizou com uma expressão de São Bento, padroeiro da Ordem dos padres beneditinos: "Tome e leia".

Em seguida, foi feita uma demonstração do Memorial Virtual. O diretor de Tecnologia de Informação do TJ, José Augusto de Oliveira Neto, explicou sobre a estrutura e o design gráfico, cuja elaboração coube à Gerência de Sistemas. Em seguida, o assessor da presidência e escritor Evandro da Nóbrega falou da escolha dos conteúdos textuais e fotográficos selecionados. "Toda a comissão colaborou com a construção desta ideia. Hoje, estamos disponibilizando 70 itens, em média, mas o memorial será alimentado constantemente", disse ele.

O evento foi marcado, também, pela distribuição do quarto número do Informativo "Judiciarius", com reportagens históricas sobre a trajetória do Tribunal. Ao final, o presidente Abraham Lincoln lembrou a todos que as comemorações relativas aos 120 anos do Tribunal continuarão até o dia 15/10, data oficial de instalação.

Compareceram à solenidade desembargadores, magistrados, advogados, procuradores, deputados, professores, autoridades religiosas, servidores e familiares dos presentes.

_________
___

Foto : Ednaldo Araújo
___
__________