MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Presidente da OAB/SP visita Comandante do Sudeste

Presidente da OAB/SP visita Comandante do Sudeste

Da Redação

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Atualizado às 10:52


Visita

Presidente da OAB/SP visita Comandante do Sudeste

"Tropa amiga" foi como o general Adhemar da Costa Machado Filho, comandante militar do Sudeste, se referiu ao presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, durante visita à sede do QG do CMSE, no Ibirapuera, no último dia 1º.

Em conversa informal, da qual participaram o presidente da Comissão de Direito Militar, Evandro Fabiani Capani, e o presidente da Comissão de Perícias Forenses, Norberto da Silva Gomes, o general Adhemar comentou que é da Turma de 1973 e apontou como marcantes em sua carreira: a passagem pela Adesg (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra), por ter conhecido pessoas fora do ciclo militar; trabalhar no gabinete da Presidência da República, que foi enriquecedor e no Centro de Comunicação Social do Exército, por ter mudado e ampliado o relacionamento com a imprensa.

O presidente da OAB/SP também ressaltou a importância da Adesg na sua formação. Contou que tinha intensa atividade política na Faculdade e ainda estudante de Direito, a convite de Nicolau Tuma, passou a ser ouvinte nos cursos da Adesg, até que em 1984 baixaram a idade mínima e pode ser aluno regular, o caçula da turma. E, ainda hoje, ministra palestras nos cursos da Adesg. "Foi na Adesg que conheci muitos presidente s e diretores de multinacionais e o vice-presidente Michel Temer, iniciando uma amizade", lembrou D'Urso.

O general pontuou que o ministro da Defesa, Nelson Jobim tem planos de levar a "cabeça" da ESG para Brasília e comprimir os cursos para formato menor, trazendo um novo público para os cursos: diplomatas e funcionários de carreira do funcionalismo público, mantendo a unidade do Rio de Janeiro. "Para minha formação, o curso da Adesg e depois da ESG foi muito importante, sendo que centrei meus trabalhos em segurança pública, privatização de presídios, tema inclusive de minha tese de mestrado, defendida na USP", completou D'Urso.

O geral afirmou ser um "neófito em OAB" e perguntou como a Advocacia vê as Forças Armadas hoje. "O Brasil vive um novo tempo o que possibilitou-nos abrir as portas da Ordem para as Forças Armadas. Um dia houve conflitos ditados pela conjuntura política. Mas hoje as FA estão inseridas na sociedade e a OAB SP é um palco de debates de importantes temáticas. Afina, em todos os eventos historicamente importantes para o Brasil, a Advocacia esteve presente. A Ordem é credora da sociedade brasileira. Tanto que a OAB, as Forças Armadas e outras poucas instituições é que gozam da confiança do povo", destacou D'Urso.

O general também falou do papel das Forças Armadas na paz. Como exemplo citou duas operações realizadas recentemente na fronteira entre o Paraná e Paraguai. Destacou que, mesmo comunicando todos os prefeitos com antecedência, foi grande a apreensão de cigarro ilegal, maconha e munição. O general também citou que o Comando do Sudeste tem 1.600 homens no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, fazendo patrulha na área. Ele sente que a população está mais tranquila, mas que ao mesmo tempo tem receio do futuro, sobre o que acontecerá quando as tropas do Exército forem embora das áreas pacificadas.

____________
________

Foto : OAB/SP

________
_____________

________________