MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Escolhidos desembargadores que compõe lista para vagas de ministros do STJ

Escolhidos desembargadores que compõe lista para vagas de ministros do STJ

Um desembargador de Santa Catarina, um do Rio de Janeiro, um de São Paulo e um de Minas Gerais foram escolhidos para compor a lista com quatro nomes que será encaminhada para a indicação pela presidenta da República, Dilma Rousseff, dos dois novos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A lista é composta pelos desembargadores Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, Marco Aurélio Bellizze Oliveira, Carlos Teixeira Leite Filho e Herbert José Almeida Carneiro.

Da Redação

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Atualizado às 08:33


Seleção

Escolhidos desembargadores que compõe lista para vagas de ministros do STJ

Um desembargador de SC, um do RJ, um de SP e um de MG foram escolhidos para compor a lista com quatro nomes que será encaminhada para a indicação pela presidenta da República, Dilma Rousseff, dos dois novos ministros do STJ. A lista é composta pelos desembargadores Marco Aurélio Gastaldi Buzzi, Marco Aurélio Bellizze Oliveira, Carlos Teixeira Leite Filho e Herbert José Almeida Carneiro.

A eleição ocorreu há pouco, no pleno do Tribunal, com participação dos 29 ministros que atualmente compõem o STJ. Eles escolheram os quatros indicados em uma listagem original de 60 candidatos. As vagas se destinam exclusivamente a membros de TJ's e foram abertas com a aposentadoria do ministro Paulo Medina e com a posse do ministro Luiz Fux no STF.

Em segundo escrutínio, foram escolhidos os desembargadores Marco Aurélio Buzzi, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com 22 votos, e Marco Aurélio Bellizze, do TJ/RJ, com 17 votos. Em quarto escrutínio, foi escolhido o desembargador do TJ/SP Carlos Teixeira Leite Filho, com 17 votos. O desembargador Herbert José Almeida Carneiro, do TJ/MG, foi eleito com 15 votos no quinto escrutínio.

O presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, entrega ainda esta semana a lista quádrupla para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. A listagem segue para a apreciação da presidenta Dilma Roussef, que deve indicar dois nomes. Uma vez apontados pela Presidência da República, os nomes seguem para aprovação do Senado Federal (em sabatina na Comissão CCJ e, posteriormente, pelo plenário).

 

Carlos Teixeira Leite Filho - TJ/SP

Herbert José Almeida Carneiro - TJ/MG

Marco Aurélio Bellizze Oliveira - TJ/RJ

Marco Aurélio Gastaldi Buzzi - TJ/SC

_________