MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Morre o poeta e ex-secretário de Cultura de São Paulo Mário Chamie

Morre o poeta e ex-secretário de Cultura de São Paulo Mário Chamie

Mario Chamie nasceu no dia 1 de abril de 1933 na cidade de Cajobi, interior de São Paulo. Era formado em Direito pela USP (Turma de 1956), foi orador do Centro Acadêmico XI de Agosto e integrante da Academia Paulista de Letras. Em 1955, fez sua estréia como poeta com o livro "Espaço Inaugural". Em 1959, casou-se com a designer e coreógrafa Emilie Chamie, com quem viveu até sua morte, em 2000. A filha única do casal se chama Lina Chamie, nasceu em 1961 e é cineasta.

Da Redação

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Atualizado às 10:47


Mário Chamie

Morre o poeta e ex-secretário de Cultura de São Paulo Mário Chamie

Mário Chamie nasceu no dia 1 de abril de 1933 na cidade de Cajobi, interior de São Paulo. Era formado em Direito pela USP (Turma de 1956), foi orador do Centro Acadêmico XI de Agosto e integrante da Academia Paulista de Letras. Em 1955, fez sua estréia como poeta com o livro "Espaço Inaugural". Em 1959, casou-se com a designer e coreógrafa Emilie Chamie, com quem viveu até sua morte, em 2000. A filha única do casal se chama Lina Chamie, nasceu em 1961 e é cineasta.

Mário ganhou o prêmio Jabuti em 1962 pela obra "Lavra Lavra", fundadora da poesia-práxis. Foi Secretário Municipal da Cultural da Prefeitura de São Paulo, quando criou o Centro Cultural São Paulo, a Pinacoteca Municipal de São Paulo e o Museu da Cidade de São Paulo.

Atualmente, ele lecionava na ESPM, era locutor do programa "50 por 1", exibido pela Rede Record e era também colaborador do Estado de S.Paulo.

Mário Chamie tem 15 livros publicados apenas de poemas, além de traduções, peças, textos para cinema e televisão e ensaios.

________