MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. As notícias que marcaram a semana em Migalhas

As notícias que marcaram a semana em Migalhas

As notícias que marcaram a semana do Informativo Migalhas reunidas em matéria especial.

Da Redação

sábado, 6 de agosto de 2011

Atualizado às 07:32


A semana em Migalhas

 

As notícias que marcaram a semana do Informativo Migalhas reunidas em matéria especial.

  • Segunda-feira, 1º de agosto de 2011 - Migalhas 2.683 - Clique aqui

A censura judicial impingida ao Estadão completou inacreditáveis dois anos. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o advogado Manuel Alceu Affonso Ferreira afirmou que a censura judicial "é um fenômeno crescente" na imprensa brasileira : "não são mais os agentes do Executivo, ou os esbirros policiais, que decretam um 'psiu' ao noticiário e à livre opinião". Em nossos dias, afirma, "alguns equivocados juízes é que resolveram assumir esse lastimável papel".

A semana também começou com o anúncio de Obama de um acordo para cortar US$ 1 trilhão de gastos nos próximos dez anos e elevar o teto da dívida, evitando calote iminente.

  • Terça-feira, 2 de agosto de 2011 - Migalhas 2.684 - Clique aqui

Quem substituirá a ministra Ellen Gracie no Supremo? Os jornais especulam. Entre as ilustres cogitadas está a juíza Sylvia Steiner, do TIP, e a procuradora Flávia Piovesan, especialista em direitos humanos. Este informativo, em 16/6/11, já sugestionava o nome da procuradora. Com efeito, falamos que Flávia Piovesan tem "tido ultimamente seu nome meritória e justificadamente cogitado para altas funções na Justiça pátria".

Nelson Jobim, no programa Roda Viva, da TV Cultura, também foi destaque. No geral, o ministro cozinhou e jantou os entrevistadores.

  • Quarta-feira, 3 de agosto de 2011 - Migalhas 2.685 - Clique aqui

Uma pesquisa divulgada pela revista Veja mostrou que 53% das pessoas entrevistadas praticam ou já praticaram algum tipo de ato de natureza sexual por meio da web e, segundo outra análise, feita com quase 600 pessoas, 41% delas já se relacionaram pela internet com alguém, enquanto tinham outro na vida real. O tema, sob o aspecto jurídico, foi analisado na coluna Civilizalhas.

MJ despacha pedido de aposentadoria de Ellen Gracie para a presidente Dilma e confirma a data de saída da elegante ministra do Supremo para a próxima segunda, dia 8.

  • Quinta-feira, 4 de agosto de 2011 - Migalhas 2.686 - Clique aqui

O imbróglio envolvendo a questão da essencialidade dos aparelhos celulares, que data de junho de 2010, teve mais um capítulo. A migalheira diretora do DPDC, Juliana Pereira, enviou esclarecimentos sobre o caso, sinalizando que é possível diálogo em prol, sempre, dos sagrados direitos dos consumidores.

Nesta edição divulgamos nota do Ecad, informando que iria recorrer da decisão do TJ/PE que concedeu liminar fixando em R$ 30 mil o valor a ser pago pela organização do "Maior show do mundo 2011" ao órgão, referente aos direitos autorais. Segundo o Escritório, são feitas inúmeras tentativas para conscientizar o usuário sobre a importância do pagamento dos direitos autorais, mas quando estas tentativas são frustradas, não resta alternativa à instituição a não ser recorrer ao Judiciário.

  • Sexta-feira, 5 de agosto de 2011 - Migalhas 2.687 - Clique aqui

E a semana terminou com os "Pôneis malditos". O comercial foi parar no Conar. Consumidores reclamaram do uso do adjetivo "maldito" aliado à pueril figura de um pônei.

________________