MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Jayme Vita Roso lança livro na OAB/SP

Jayme Vita Roso lança livro na OAB/SP

O advogado Jayme Vita Roso, consultor jurídico internacional, lança nesta quarta-feira, 31/8, no salão nobre da OAB/SP, às 19 horas, o livro "Carrefour para Intelectuais Franceses Contemporâneos" (edições do autor, 2011), que ele define como antologia, por reunir o pensamento de oito dos mais influentes nomes da intelectualidade francesea. Carrefour significa encontro de ideias.

Da Redação

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Atualizado às 17:18

Lançamento

Jayme Vita Roso lança livro na OAB/SP

O advogado Jayme Vita Roso, consultor jurídico internacional, lança nesta quarta-feira, 31/8, no salão nobre da OAB/SP, às 19 horas, o livro "Carrefour para Intelectuais Franceses Contemporâneos" (edições do autor, 2011), que ele define como antologia, por reunir o pensamento de oito dos mais influentes nomes da intelectualidade francesea. Carrefour significa encontro de ideias.

De todos os autores analisados por Vita Roso, Edgar Morin, que esteve recentemente no Brasil, é certamente o mais conhecido. Vita Roso define Morin como um reformador do pensamento, que buscou formar gente capaz de aceitar desafios, afrontar incertezas, vencer obstáculos e ir além das contradições. Também um pensador original e plural que construiu um novo modelo para abordar o conhecimento humano.

Outro autor analisado por Vita Roso e conhecido dos brasileiros é Boris Cyrulnik, o "Psiquiatra da Esperança" pelos trabalhos que desenvolveu em torno do conceito da resiliência, processo para superar os traumatismos psíquicos e as mais graves feridas emocionais, por meio de faculdades adquiridas na infância e com apoio recebido depois da experiência traumatizante. Ele próprio (Cyrulnik) foi um sobrevivente ao fugir de um campo de concentração aos 6 anos de idade, perambular por centros e famílias adotivas.

Também fazem parte desse "Carrefour" Claude Lanzmann, filósofo, cineasta e escritor, que fez um filme histórico de 9h30 de duração sobre o holocausto, chamado "Shoah"; Georges Charpk, que recebeu em 1992 o prêmio Nobel em Física e defende a mudança de paradigmas educacionais; Alain Minc, conselheiro do presidente francês Nicolas Sarkozy, que escreveu "Máquina Igualitária", no qual analisa os procedimentos, mecanismos e instituições que operam há 50 anos para reduzir as desigualdades sociais; Marcy Levy, o mais midiático dos autores e que iniciou sua carreira literária com um sucesso que vendeu 6 milhões de cópias (Et si c'était vrai?) e virou o filme de Spielberg "E se fosse verdade". Outro autor é Bernard-Henri Levy, conhecido como BHL, dono de uma produção literária de fôlego, com destaque para o livro "A Crueldade com Face Humana", onde denuncia o fascismo e o comunismo histórico.

Jacques Attali, que foi conselheiro do governo Mitterrand e presidiu uma comissão notáveis de Nicolas Sarkozy, encarregada de estudar os obstáculos ao crescimento econômico foi outro intelectual retratado por Vita Roso por ter vasta obra envolvendo questões econômicas e filosóficas. Sobre "Caminhos da Sabedoria - tratado do labirinto", Vita Roso cita a explicação definitiva da contracapa: "Jacques Atalli põe à disposição novas sabedorias e saberes esquecidos, necessários para sobreviver num mundo onde tudo se tornou labirinto. E onde se perder é a única aneira de se encontrar".

Sobre o autor

Jayme Vita Roso é graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Além de especialista em leis antitruste e consultor jurídico de grandes empresas, é ecologista reconhecido e premiado, especializado em auditoria jurídica, ex-conselheiro da OAB SP, mestre em Bioética, Cidadania e Ambiente pela UNISAL e já lançou os seguintes livros jurídicos: Um Projeto de Lei Antritruste (1994), Novos Apontamentos à Lei Antitruste Brasileira (1998), Auditoria Jurídica para a Sociedade Democrática (2001), Auditoria Jurídica: apontamentos para o moderno exercício da advocacia (2003), Comentário sobre a introdução do projeto de lei de concorrência brasileiro (2006).

Serviço

Título: Carrefour para Intelectuais Franceses Contemporâneos
Autor: Jayme Vita Roso
Editora: do autor
Páginas: 229
ISBN: 978-85-373-0815-8

Inscrições na sede da entidade ou pelo site (clique aqui), mediante a doação de uma lata de leite em pó integral (400g).

__________

__________