MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Estudos sobre o Marco Regulatório de Saneamento Básico no Brasil"

Resultado do sorteio da obra "Estudos sobre o Marco Regulatório de Saneamento Básico no Brasil"

Confira quem faturou a coletânea "Estudos sobre o Marco Regulatório de Saneamento Básico no Brasil" (Fórum - 400p.), coordenada por José Roberto Pimenta Oliveira e Augusto Neves Dal Pozzo, sócio da banca Dal Pozzo Advogados.

Da Redação

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Atualizado em 13 de setembro de 2011 09:55


Sorteio de obra

 

A coletânea "Estudos sobre o Marco Regulatório de Saneamento Básico no Brasil" (Fórum - 400p.), coordenada por José Roberto Pimenta Oliveira e Augusto Neves Dal Pozzo, sócio da banca Dal Pozzo Advogados, objetiva promover o estudo e análise de temas relevantes deste serviço essencial, à luz de recente legislação aprovada - a lei nº 11.445/2007.

 

"A obra surge no contexto da reorganização do Instituto, em curso desde o ano de 2008. Como se observa, compõem a obra professores que, em sua grande maioria, participam do IDAP, e compartilham do sentimento de que a melhor forma de compreender o Direito Administrativo na atualidade, é explicando e analisando - com fidelidade, seriedade e objetividade - os seus principais institutos, à luz do regime jurídico-administrativo positivado na Constituição Federal. Demais disso, é necessário enfrentar os problemas atuais que a atividade administrativa no Brasil enfrenta, no cumprimento dos princípios e regras constitucionais.

A compreensão do setor de saneamento básico é o tema central. Conforme dados recentes da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico de 2008, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais da metade dos domicílios brasileiros não tinham redes de esgoto. Mais da metade das cidades brasileiras ainda usavam lixões no referido ano. Um quarto dos Municípios brasileiros enfrentava "estrangulamento" no sistema de drenagem de águas pluviais.

As desigualdades setoriais, regionais e locais, bem como as insuficiências e omissões da Administração Pública na prestação dos serviços de saneamento básico são conhecidas. É significativo o desafio que enfrenta o Poder Público para cumprir o dever constitucional de prestação do serviço público de forma adequada (art. 175, CF), em matéria de ampliação de domicílios atendidos por redes coletoras, de implantação de redes de distribuição de água potável, de expansão de redes de tratamento da água antes do processo de distribuição, de destinação final adequada de resíduos sólidos, de controle da utilização de aterros sanitários, e de aumento do sistema de drenagem e redução do risco de inundações, dentre outros aspectos relevantes.

(...)

A pretensão é contribuir para o melhor conhecimento da matéria, neste momento importante que atravessa o Estado Brasileiro, em sua afirmação como Estado Democrático e Social de Direito, incentivando a pesquisa dos principais problemas jurídicos observados neste setor essencial à proteção e defesa da dignidade humana e à implantação plena da cidadania no Brasil". José Roberto Pimenta Oliveira, coordenador da obra

Sobre os coordenadores :

 

José Roberto Pimenta Oliveira é mestre e doutor em Direito Administrativo pela PUC/SP. Professor assistente-mestre de Direito Administrativo da PUC/SP. Procurador da República em São Paulo. Ex-procurador da Fazenda Pública do Estado de São Paulo. Membro do Instituto de Direito Administrativo Paulista - IDAP.

 

Augusto Neves Dal Pozzo é sócio da banca Dal Pozzo Advogados. Especialista em Direito do Estado pela PUC/SP. Mestre em Direito Administrativo pela PUC/SP. Doutorando em Direito Administrativo pela PUC/SP. Professor de Direito Administrativo e Fundamentos de Direito Público na PUC/SP. Membro do Instituto de Direito Administrativo Paulista - IDAP.

__________

 Ganhadora :

Carmelia Calcagno Arruda Lopes, da Construtora Jalk, de Belo Horizonte/MG

__________


__________

Adquira já o seu :












__________