MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Artigos da semana

Artigos da semana

Da Redação

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Atualizado em 19 de setembro de 2011 09:14

Artigos da semana

Confira o que foi debatido nos textos publicados esta semana

Segunda - 19/9/11

Viva a noite

Edson Vidigal

Em tom poético, o cronista relata a inspiração e a cumplicidade que a noite oferece àquele que segue em suas penumbras às instigações mais líricas e libertas. (Clique aqui)

 

 

Redução de tributos e a exportação ficta e back to back

Carolina Sampaio Batista

Devido aos benefícios fiscais concedidos nas operações de exportação, algumas empresas têm explorado o comércio exterior, visto que minora os efeitos da elevada carga tributária brasileira. (Clique aqui)

 

 

Decisão do CNJ traz benefícios às empresas de construção civil

Daniella Cristina Silva

Veja a decisão do CNJ que fixa a cobrança de custas e emolumentos de registros como ato único para todos em empreendimentos imobiliários e não somente àqueles do "Minha Casa, Minha Vida". (Clique aqui)

 

 

Terça - 20/9/11

O consumidor e os cofres de banco

Arthur Rollo

Baseado no recente roubo dos cofres de um banco, o professor examina a mensuração do valor da indenização devida a cada consumidor pela negligência na prestação do serviço. (Clique aqui)

 

 

Direito, confiança e desenvolvimento

Oscar Vilhena Vieira e Rafael Mafei Rabelo

Os professores analisam o descompasso entre a confiança na economia brasileira e a enorme desconfiança nas leis, instituições e cidadãos de nosso país. (Clique aqui)

 

 

Quarta - 21/9/11

Culpado solto ou inocente preso? Burocracia ou liberdade?

Ricardo Henrique Araújo Pinheiro

Se a jurisprudência do Supremo tem possibilitado a interposição de HC substitutivo de revisão criminal, não há razão para não conhecer um AI no qual se poderia atestar uma eventual nulidade processual. (Clique aqui)

 

 

Dividir e desmatar?

José Garcez Ghirardi e Mario G. Schapiro

Os professores explicam porque o novo Código Florestal somado à divisão do Pará resulta em um aumento do risco de desmatamento da Floresta Amazônica. (Clique aqui)

 

 

Alerta à legislação que envolverá os empregados domésticos

Cintia Yazigi

Para a advogada, há peculiaridades na rotina de trabalho dos empregados domésticos, como a jornada fracionada, que dificulta a equiparação com outros trabalhadores. (Clique aqui)

 

 

Quinta - 22/9/11

A paralisia decisória

Alexandre Motta

O consultor analisa as possibilidades de crescimento dos escritórios jurídicos e os entraves causados pela paralisia decisória dos sócios responsáveis. (Clique aqui)

 

 

 

Construção civil: a possibilidade de desistência após o recebimento do imóvel pelo comprador

Pablo Ricard Guimarães Teixeira

A entrega do bem pode não ser o melhor caminho tanto para construtora quanto para o comprador, merecendo crítica a eventual adoção desse precedente sem qualquer possibilidade de flexibilização. (Clique aqui)

 

 

A obrigatoriedade de utilização do denominado Contrato Núcleo para a constituição de sociedades limitadas

Igor Alves Dias de Souza

O advogado questiona se tal obrigatoriedade, imposta pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, não fere disposições legais e princípios já resguardados pelo ordenamento jurídico. (Clique aqui)

 

 

Os 15 anos da lei de arbitragem

Ana Claudia Pastore

A lei de arbitragem completa 15 anos de sua promulgação e, para celebrar a data, a advogada destaca a importância da arbitragem hoje para dar fôlego ao Judiciário e dinamizar a sociedade. (Clique aqui)

 

 

Sexta - 23/9/11

A dignidade humana exige um nível mínimo de qualidade no atendimento dos planos de saúde

Ariadne Maués Trindade e Euclides Di Dário

A ANS precisa estabelecer um nível mínimo de qualidade para todas as operadoras de planos de serviço, como forma de garantir o respeito à dignidade humana no atendimento à saúde. (Clique aqui) 

 

 

Responsabilidade social empresarial

Angelita Kenes Farias

Veja a tendência de equilibrar a obtenção do lucro com o cumprimento da função social, valendo-se das formas de incentivo fiscais e tributários disponibilizados pelo Estado. (Clique aqui) 

 

 

A contradição em curso: o Estado Democrático de Direito encobre a corrupção? Genealogia dos impasses na atualidade

Jayme Vita Roso

O autor enaltece as manifestações contrárias à corrupção, encabeçadas por personagens que não se pautam com a mídia comprometida ou com grupos econômicos. (Clique aqui)

 

 

Transporte coletivo e reparação de danos extrapatrimoniais

Renata Júnia Pereira Carvalho

O mundo do transporte público é a concretização da complexidade urbana, na qual eventos cotidianos aborrecem dentro de um padrão de razoabilidade. (Clique aqui) 

 

 

__________