MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Obras Restauradas da Coleção de Artes Visuais

Obras Restauradas da Coleção de Artes Visuais

Instituto de Estudos Brasileiros da USP

Da Redação

terça-feira, 19 de julho de 2005

Atualizado em 18 de julho de 2005 15:04

 

Exposição

    • Evento: Obras Restauradas da Coleção de Artes Visuais
    • Local: Coleção de Artes Visuais do Instituto de Estudos Brasileiros da USP
    • Data: 30 de junho a 11 de agosto de 2005
    • Horário de visitação: 2ª a 6ª feiras (exceto feriados) das 14h às 17h - acesso gratuito
    • Endereço: avenida Prof. Mello Moraes, travessa 8, 140, Cidade Universitária, SP
    • Informações: (11) 3091-3247

A exposição Obras restauradas da Coleção de Artes Visuais é o resultado final do projeto fomentado pela VITAE Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social, no qual durante 11 meses, um significativo conjunto de obras de arte foi restaurado com critérios de mínima intervenção. São expostos tanto os resultados quanto o processo de trabalho desenvolvido.

 

Todo o procedimento realizado, essencial e benéfico para a perpetuação das obras de arte, garante o investimento no potencial do acervo como herança cultural e veículo de memória.

 

São cerca de 40 pinturas pertencentes ao acervo da Coleção de Artes Visuais do IEB - USP, com materiais e características heterogêneas que agora se encontram em melhores condições naturais tanto de suporte quanto de camadas pictóricas. Há as respectivas fotografias do processo de restauração que permitem acompanhar o trabalho realizado.

 

O restauro, supervisionado pela equipe do IEB e realizado pelo Ateliê De Vera, baseou-se nos critérios técnicos da preservação museológica, ou seja, com mínima interferência, uso de materiais reversíveis e conservação dos aspectos de temporalidade das obras.

_________