MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. René Ariel Dotti comenta temas do Direito e momentos históricos da advocacia paranaense

René Ariel Dotti comenta temas do Direito e momentos históricos da advocacia paranaense

Em entrevista, o advogado René Ariel Dotti conta sua opinião acerca do ensino jurídico no país, da nova lei de medidas cautelares e da atuação da Ordem nos tempos de ditadura militar.

Da Redação

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Atualizado às 10:16

Entrevista

O criminalista René Ariel Dotti comenta temas do Direito e momentos históricos da advocacia paranaense

Em visita ao Paraná, Migalhas conversou com o advogado criminalista René Ariel Dotti sobre temas relacionados à seara criminal, ao ensino jurídico e a momentos históricos da advocacia paranaense.

Entre os apontamentos feitos pelo causídico consta a preocupação com a multiplicação das faculdades de Direito sem o adequado controle pelo MEC, fator que, em sua opinião, exige uma ampliação dos critérios do exame de Ordem.

No âmbito criminal, ele exalta o avanço conquistado pela nova lei de medidas cautelares (12.403/11 - clique aqui), que garante um andamento mais rápido para o processo e pode funcionar como um antídoto contra a prescrição. "Muitos pensam que para os advogados interessa a demora dos processos, mas não. Para nós, interessa a solução dos casos", assevera o advogado.

Quando direciona seus comentários para os momentos históricos da advocacia do Paraná, Dotti enaltece o trabalho da seccional no amparo aos advogados que atuavam na defesa dos perseguidos políticos pela ditadura e relata a história de uma decisão judicial que sobressaltou o Estado no âmbito nacional.

__________