sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Resultado do sorteio da obra "O Simples Nacional, a Norma Tributária e o Princípio Federativo"

Veja quem ganhou o livro "O Simples Nacional, a Norma Tributária e o Princípio Federativo".

sexta-feira, 4 de novembro de 2011


Sorteio de obra

 

De autoria de Carlos Renato Cunha, o livro "O Simples Nacional, a Norma Tributária e o Princípio Federativo" (Juruá - 450p.) analisa o Simples Nacional, uma forma de tratamento tributário favorecido às pequenas e médias empresas, instituída pela lei complementar 123/06, com fulcro nos artigos 170, IX, 179 e 146, III, "d", e parágrafo único, os dois últimos incluídos pela EC 42/03.


Utilizando um método semiótico, focado numa análise sintático--semântica de seu objeto, e através do estudo de doutrina, traz uma definição de Direito e de Estado, com uma análise do sistema tributário nacional, analisando a norma de incidência tributária, realizando sua decomposição estrutural em regra-matriz de incidência, na forma proposta por Paulo de Barros Carvalho, e chegando à ideia da Regra-Matriz Normativa, que possibilita a análise de qualquer norma jurídica.


Traz também unia noção de princípio jurídico, e analisa, especificamente, os Princípios da Legalidade, da Capacidade Contributiva e o Princípio Federativo. Promove um estudo acerca da Praticabilidade Tributária, trazendo um conceito e verificando limites jurídicos, especialmente acerca das presunções e ficções jurídicas. Analisa as prescrições constitucionais acerca da Ordem Econômica, buscando localizar a natureza jurídica do SIMPLES Nacional.


Analisa o SIMPLES Nacional também quanto à sua adequação ao texto constitucional, no que tange ao Princípio Federativo, em relação à parcela referente ao ICMS e ao ISS, e no concernente aos limites da Praticabilidade Tributária.

 

Sobre o autor :

 

Carlos Renato Cunha é mestre em Direito Tributário pela UFPR. Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET. Bacharel em Direito pela URL. Procurador do município de Londrina/PR. Professor de graduação e pós-graduação lato sensu em Direito. Advogado.

__________

 Ganhadora :

Debora Mesquita dos Santos, de Esteio/RS

__________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 1/11/2011 09:10