MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio de obra "O Crepúsculo do Império e a Aurora da China"
Promoção

Resultado do sorteio de obra "O Crepúsculo do Império e a Aurora da China"

Veja quem ganhou a obra "O Crepúsculo do Império e a Aurora da China" (Observador Legal - 270p.).

Da Redação

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Atualizado em 29 de novembro de 2011 15:14

 

Sorteio de obra

 

De autoria de Durval de Noronha Goyos, a obra "O Crepúsculo do Império e a Aurora da China" (Observador Legal - 270p.) é uma série de artigos sobre o declínio dos Estados Unidos como potência econômica e o advento da China, que se tornará a maior economia mundial.

 

"O declínio da hegemonia econômica e política dos Estados Unidos da América (EUA) não tem escapado à observação dos analistas mais atentos nos últimos anos. Com a crise financeira e econômica que eclodiu em 2008 naquele país, e propagou-se posteriormente mundo afora, esse processo acentuou-se e enseja hoje graves indagações sobre como reconstruir uma ordem mundial que deve ser erigida para substituir o império dos EUA.

Tais questões dizem respeito não apenas a uma ordem jurídica internacional que consagre o estado de Direito nas relações entre os países, mas também alcançam a necessidade de uma nova moeda de reserva internacional para substituir o dólar americano e um modelo econômico global que seja sólido, confiável e equitativo, ao mesmo tempo em que distante da doutrina neoliberal dos mercados.

Essa doutrina, que transformou os mercados financeiros num verdadeiro cassino, alimentado pela cobiça desmesurada, chegou ao paroxismo da loucura com o desligamento dos mercados de derivativos da economia real, está falida. Junto com o modelo, vai a pique a economia dos EUA.

Foi esse ideário financeiro que levou ao protagonismo dos EUA. Como bem observou o doutrinador N. Bukharin, há mais de 100 anos: "Uma unidade econômica e nacional auto-sufìciente, que aumente incessantemente sua força, até governar o mundo num império universal - tal é o ideal do capital financeiro".

(...)

Os artigos que compõe a obra foram escritos no período que transcorreu de 2 de setembro de 2009 a 21 de setembro de 2011 e foram, como nos casos dos livros mencionados, redigidos em diversos países nos quais estive em viagens profissionais, o que permitiu uma observação próxima de muitas perspectivas variadas.

A obra é dividida em duas secções, a primeira delas agrupa artigos pertinentes à evolução do processo de decadência financeira, econômica e política dos EUA, bem como a ascensão da China, temas que dão ensejo ao título do livro, e a segunda, menor, aglutina escritos referentes ao direito internacional e diplomacia". O autor

Sobre o autor :

 

Durval de Noronha Goyos é advogado. Formou-se em Direito pela PUC/SP. É árbitro da OMC. Autor de vários livros.

__________

 Ganhador :

 

Daniel Oliveira Silva, de Poços de Caldas/MG

_________