MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. CNJ divulga vencedores do II Prêmio Conciliar é Legal
Premiação

CNJ divulga vencedores do II Prêmio Conciliar é Legal

O TJ/MG, o TRT da 16ª região e o TRF da 4ª região foram os vencedores do II Prêmio Conciliar é Legal, do CNJ, nas categorias Justiça Estadual, do Trabalho e Federal respectivamente.

Da Redação

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Atualizado às 08:17

Premiação

CNJ divulga vencedores do II Prêmio Conciliar é Legal

O TJ/MG, o TRT da 16ª região e o TRF da 4ª região foram os vencedores do II Prêmio Conciliar é Legal, do CNJ, nas categorias Justiça Estadual, do Trabalho e Federal, respectivamente.

O resultado foi divulgado na última sexta-feira, 9, e a entrega dos troféus está prevista para a próxima quarta-feira, 14, em solenidade a ser realizada no plenário do Conselho, às 11h.

Concedido pelo Movimento pela Conciliação, coordenado pelo CNJ, o prêmio tem como objetivo identificar, premiar e disseminar experiências que contribuam para a pacificação de conflitos, modernização, rapidez e eficiência da Justiça brasileira. O tema deste ano foi "Conciliação com usuários frequentes (grandes litigantes) e/ ou grandes casos".

Além de tribunais que utilizaram práticas exitosas, o TJ/GO, o TRT da 14ª região e o TRF da 3ª região também serão premiados por terem alcançado os maiores índices de acordos durante a 6ª edição da Semana Nacional de Conciliação (realizada no período de 28/11 a 2/12).

Inovação

Em reconhecimento à qualidade técnica das práticas autocompositivas, também foram concedidas menções honrosas para o TJ/GO, TRT da 9º região e pelo TRF da 1ª região. São consideradas práticas autocompositivas atividades inovadoras, criativas e com resultados comprovados que foram criadas por magistrados e tribunais a fim de melhorar a relação social de partes que estejam em disputa.

"É um estímulo à criatividade dos gestores. O prêmio contribui incentivando profissionais, servidores e magistrados a refletirem sobre novas ideias", disse o coordenador do Movimento pela Conciliação do CNJ, conselheiro José Roberto Neves Amorim.

Formado por magistrados de todo o país, o Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação avaliou as práticas sob os critérios de eficiência, restauratividade das relações sociais, criatividade, exportabilidade, satisfação do usuário, alcance social e desburocratização.

Prêmio

O prêmio a ser entregue aos vencedores deste ano consiste numa escultura criada pelo artesão paranaense Luiz Gagliastri, feita de bronze e alumínio. As seis estatuetas ovaladas medem 30cm e pesam 2,5 kg. De acordo com o artista, a peça representa a harmonia que deve imperar durante o momento da conciliação. "Do lado direito há uma figura masculina; do outro, a forma feminina. Entre os dois, em bronze, está a cabeça afilada de um conciliador. A conciliação entre os seres humanos é um momento que requer harmonia", disse o escultor.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas