MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Saiba como planejar as férias da sua equipe
Dicas

Saiba como planejar as férias da sua equipe

A aproximação do final do ano pode coincidir com a chegada de diversos pedidos de férias na mesa dos gestores. Robert Half dá dicas de como administrar times e tarefas durante esse período.

Da Redação

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Atualizado às 08:57

Dicas

Saiba como planejar as férias da sua equipe

A aproximação do final do ano pode coincidir com a chegada de diversos pedidos de férias na mesa dos gestores. Quando há acúmulo de solicitações para o mesmo período pode ser difícil atender a todos os pedidos sem prejudicar a produtividade da equipe, observam especialistas da Robert Half, líder mundial em recrutamento especializado.

Prazos apertados para concluir balanços, relatórios, planejamentos, metas e orçamentos, comuns nesse período, podem tornar o desafio ainda maior e aumentar a pressão sobre gestores. Eles precisam ter certeza de que terão cobertura suficiente no time para lidar com a carga maior de trabalho.

Para evitar que o atendimento das solicitações de férias complique o dia a dia das empresas, e reduzir a insatisfação do pessoal, a Robert Half elaborou uma série de dicas para gestores planejarem as férias da equipe em momentos em que é necessário compatibilizar o aumento dos pedidos de descanso com o crescimento da demanda de trabalho.

Dicas

  • Desenvolva um plano

Crie critérios para atender solicitações de férias: por ordem de pedidos, por senioridade dos profissionais, filhos em idade escolar etc;

Deixe bem claras as datas e períodos em que é importante ter todos os profissionais no escritório;

Ressalte a necessidade de os colaboradores avisarem o quanto antes quando pretendem sair de férias (assim é possível traçar planos para manter a cargas de trabalho em níveis razoáveis);

  • Saiba delegar com antecedência

Determine quais profissionais estão mais bem preparados para assumir as responsabilidades cruciais quando alguém mais sênior do time, por exemplo, estiver ausente (isso garantirá continuidade do trabalho e oportunidade de testar empregados em tarefas e desafios mais importantes, o que ainda ajudará a identificar talentos para posições mais altas)

  • Considere apoio temporário

Contrate profissionais temporários para manter projetos críticos em andamento (principalmente quando a equipe própria estiver na capacidade máxima);

Identifique com antecedência as necessidades para dar sequência a projetos e tarefas durante a ausência dos titulares;

Providencie suporte adequado de profissionais qualificados nos projetos em andamento

Confie na equipe. Se as contratações tiverem sido bem feitas, certamente o time será capaz de tomar as melhores decisões e administrar qualquer problema enquanto o gestor recarrega as baterias.

Para ilustrar os períodos de sobrecarga no final de ano, a Robert Half também apresenta o descontraído vídeo A Robert Half deseja boas festas (clique aqui).

___________