MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Filme sobre Sobral Pinto contará com apoio da OAB/RJ
Iniciativa

Filme sobre Sobral Pinto contará com apoio da OAB/RJ

A OAB/RJ assinou, no último dia 24, uma parceria com a Caarj - Caixa de Assistência dos Advogados do RJ e com os produtores cinematográficos Augusto Casé e Paula Fiuza para a produção de filme sobre a vida do jurista Heráclito Fontoura Sobral Pinto.

Da Redação

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Atualizado às 14:41

Iniciativa

Filme sobre Sobral Pinto contará com apoio da OAB/RJ

A OAB/RJ assinou, no último dia 24, uma parceria com a Caarj - Caixa de Assistência dos Advogados do RJ e com os produtores cinematográficos Augusto Casé e Paula Fiuza para a produção do documentário "Sobral", que contará a vida do jurista Heráclito Fontoura Sobral Pinto.

O acordo garante, além de ajuda financeira, acesso dos produtores a todo o centro de documentação e pesquisa da seccional.

Segundo Wadih Damous, presidente da OAB/RJ, a iniciativa vai ao encontro das atuais diretrizes da Ordem, que recentemente homenageou o centenário de nascimento do criminalista Evandro Lins e Silva. "A ideia se integra perfeitamente ao nosso projeto de preservação da memória. Não poderíamos nos furtar a colaborar", afirmou. Ele destacou, ainda, a representatividade do jurista. "Além de ser um grande vulto da advocacia nacional, Sobral Pinto teve uma atuação marcante na defesa de presos políticos durante a ditadura militar. É fundamental valorizar a imagem dos advogados por meio de grandes personagens do Direito e homenagear um exemplo a ser seguido pelas novas gerações", completou.

Paula Fiuza também é diretora do documentário e neta de Sobral Pinto, que, se fosse vivo, estaria perto de completar 120 anos. Para ela, este resgate histórico é de suma importância. "É um personagem esquecido, apesar de necessário, que teve uma vida sempre pautada por valores éticos. O atual momento do país requer pessoas e instituições respeitáveis", declarou.

Augusto Casé, produtor dos filmes "Muita calma nessa hora" e "Cilada.com" se mostrou entusiasmado com a ideia. "Temos um vasto material de pesquisa. Estamos muito empolgados com o encaminhamento do projeto e vamos tentar superar as expectativas depositadas em nós", finalizou.

O documentário tem como proponente a empresa Canal Laranja Produções Ltda. e recebeu incentivo de R$500 mil do BNDES através do Edital de Seleção Pública de Projetos Cinematográficos 2010.

__________