sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

MIGALHAS QUENTES

Publicidade

Promoção

Resultado do sorteio da obra "STF - Do autoritarismo à democracia"

Veja quem ganhou a obra "STF - Do autoritarismo à democracia" (Campus Elsevier - Campus Jurídico - coleção FGV Direito Rio - 186p.), de Fabiana Luci de Oliveira.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

 

Sorteio de obra

 

Analisar a presença do STF no cenário público nacional e a forma pela qual o tribunal compôs seu papel como ator político no processo de transição democrática no Brasil, entre os anos de 1979 a 1999, é o objetivo da obra "STF - Do autoritarismo à democracia" (Campus Elsevier - Campus Jurídico - coleção FGV Direito Rio - 186p.), de Fabiana Luci de Oliveira.

 

A autora trabalha com três questões norteadoras:


1. Quem é o Supremo Tribunal Federal? O que é analisado a partir do levantamento biográfico dos ministros (1891/2011), a fim de estabelecer uma comparação mais apurada entre o perfil do passado e um perfil mais atual e também a partir de um breve resgate da história do tribunal.


2. Qual é o perfil ideológico dos ministros do STF? O que é trabalhado a partir do levantamento do conteúdo do discurso público dos ministros (1979/2011), visando traçar a identidade e os valores predominantes no grupo, através de artigos publicados em uma revista jurídica e em discursos proferidos em cerimônias da instituição.


3. Qual é a imagem pública do STF? O que é abordado a partir da maneira pela qual a instituição foi percebida por alguns setores da mídia (1979/2011), utilizando como parâmetro dois jornais de São Paulo.

 

Sobre a autora :

 

Fabiana Luci de Oliveira é professora e coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Centro de Justiça e Sociedade - CJUS da FGV Direito Rio. É doutora em ciências sociais pela UFSCar, com doutorado-sanduíche pela Northwestern University, Chicago e pós-doutorado em ciência política pela USP.

__________

 

Ganhadora :

 

Fabiane de Souza Gonçalves, advogada da Schulz S.A., de Joinville/SC

__________

_________

 

Adquira jáo seu :

__________

Por: Redação do Migalhas

Atualizado em: 1/2/2012 09:43