MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. FGV Direito Rio apóia campanha nacional para simplificar o "juridiquês"

FGV Direito Rio apóia campanha nacional para simplificar o "juridiquês"

A Campanha foi lançada dia 11/8

Da Redação

sexta-feira, 12 de agosto de 2005

Atualizado às 14:59

 

FGV Direito Rio apóia campanha nacional

 

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entidade que reúne 15 mil juízes em todo o Brasil, lançou no Rio, nesta quinta-feira (11/8), a Campanha Nacional pela Simplificação da Linguagem Jurídica, que conta com apoio da FGV Direito Rio. O objetivo é combater o uso do chamado "jurisdiquês", pois é clara a noção de quanto mais distante é a linguagem usada nos atos judiciais, menos compreendida será a atuação do Judiciário pelo cidadão. Através da campanha se espera conscientizara comunidade jurídica de é necessário alterar a cultura lingüística dominante na área do Direito para que os cidadãos entendam o desempenho da Justiça.

 

Como a linguagem tradicional nos atos dos operadores do Direito começa a ser aprendida já na faculdade, os estudantes serão o alvo inicial da campanha que tem entre seus colaboradores o professor Pasquale Cipro Neto, especialista em Língua Portuguesa, articulista dos jornais O Globo, Folha de S.Paulo e apresentador do programa "Nossa Língua Portuguesa", da TV Cultura.

 

O evento aconteceu na sede da FGV e contou com as presenças do presidente da AMB, juiz Rodrigo Collaço, do presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, do diretor da FGV DIREITO RIO, Joaquim Falcão, entre outros.

 

 

Próximas etapas da campanha

 

Após o lançamento no Rio de Janeiro, a Associação dos Magistrados Brasileiros levará as palestras para outras cinco faculdades de Direito, nas regiões de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná. São elas, respectivamente: PUC-SP (dia 28/8), UniCEUB (dia 31/8), UNB (dia 1/9), UFMG (15/9), PUC- PR (29/9). Todas as faculdades mencionadas apóiam a campanha organizada pela AMB.