MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Navegando contra a maré: Impedir fluxo de informações sobre blitz na internet é irracional
Redes sociais

Navegando contra a maré: Impedir fluxo de informações sobre blitz na internet é irracional

MPF/GO emite parecer favorável as contas do Twitter que alertam sobre blitz.

Da Redação

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Atualizado às 15:15

Redes sociais

MPF dá parecer favorável as contas do Twitter que alertam sobre blitz

O MPF/GO manifestou-se contrário à ação da União contra o site Twitter, para bloqueio de contas que difundem informações sobre os locais, dia e horários de blitzes policiais realizadas em Goiás.

O MPF quer o indeferimento da petição inicial da AGU ou a extinção do processo, sem resolução de mérito.

De acordo com o procurador regional dos direitos do cidadão Ailton Benedito, a petição inicial da demanda é inepta, porque não atende completamente os requisitos fixados pelo CPC, além disso, a pretensão não guarda interesse útil à alteração da realidade prática. Outro aspecto é que a pretensão não é admitida pelo ordenamento jurídico.

"É absolutamente irracional, desde a pressuposição de convivência em sociedade aberta, constituída sobre os alicerces de liberdade, que se divise alguma possibilidade de se impedir o livro fluxo de informações pela internet", assevera Ailton Benedito.

Dessa forma, "tentativas com esse desiderato mostram-se, em regra, não somente inúteis como também contraproducentes. Sobretudo, se o Estado-governo pretender impor tais limitações de forma genérica e abstrata, a fim de inibir a prática de crimes. Nesses casos, as autoridades públicas jamais conseguem fechar todas as portas abertas aos criminosos, que, ordinariamente, sempre desenvolvem novas formas de comunicar e se organizar para suas práticas delituosas, escapando dos débeis limites estatais".

Veja a íntegra do parecer.

_______

Patrocínio

Patrocínio Migalhas