MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Resultado do sorteio da obra "Regulação Financeira para Advogados"
Promoção

Resultado do sorteio da obra "Regulação Financeira para Advogados"

Veja quem ganhou o livro "Regulação Financeira para Advogados" (Campus Elsevier - Campus Jurídico - 136p.), coordenado por Antônio José M. Porto, Antônio Carlos P. Gonçalves e Patrícia Regina P. Sampaio.

Da Redação

quarta-feira, 14 de março de 2012

Atualizado em 12 de março de 2012 10:15

 

Sorteio de obra

 

Dividido em duas partes, o livro "Regulação Financeira para Advogados" (Campus Elsevier - Campus Jurídico - 136p.), coordenado por Antônio José M. Porto, Antônio Carlos P. Gonçalves e Patrícia Regina P. Sampaio, aborda alguns dos principais temas que vêm permeando as discussões acerca da regulação do sistema financeiro. Seu objetivo reside em constituir um guia de estudo, ao mesmo tempo didático e atual, sobre o setor, assim como apresentar as principais instituiçóes e normas incidentes, das perspectivas internacional e doméstica.


"A título de abertura do livro, temos a honra de publicar a tradução do artigo de Richard Posner "On the receipt of the Ronald H. Coase Medal: uncertainty, the economic crisis, and the future of law and economics", fruto da palestra proferida por ocasião do recebimento da medalha Ronald H. Coase - prêmio bianual que visa reconhecer as principais contribuições ao direito econômico.

 

A obra é dividida em duas partes. A primeira é composta por um conjunto de artigos que abordam os aspectos internacionais da regulação financeira e traçam algumas considerações sobre a crise de 2008.

 

Na segunda parte privilegia-se a análise da regulação e da concorrência nos mercados que compõem o Sistema Financeiro Nacional. São apresentadas as competências dos órgãos e entidades que compõem o SFN e ênfase é conferida ao debate acerca da relevância da defesa da concorrência nesse setor, tema que perpassa um conjunto de artigos ali expostos, cuja atualidade, como se poderá observar, mostra-se inconteste.

 

A maioria dos artigos que integram esta obra foi produzida por alunos do mestrado em Poder Judiciário da FGV no âmbito da disciplina "Macroeconomia e Regulação Financeira", ministrada em conjunto pelos professores Antônio Carlos Porto Gonçalves e Antônio José Maristrello Porto.


O último texto do livro realiza uma pequena síntese da interação entre relação e concorrência no país, à luz das peculiaridades do setor bancário". Os coordenadores

 

Sobre os coordenadores :

 

Antônio Carlos Porto Gonçalves é doutor e Mestre em Economia pela University of Chicago, com aperfeiçoamento em Programa de Desenvolvimento de Executivos de alto nível pela University of Western Ontario School of Business Administration. Graduado em Engenharia Industrial e Metalúrgica pelo Instituto Militar de Engenharia. Professor titular da FGV e da Universidade Federal Fluminense.


Antônio José Maristrello Porto é doutor em Direito (Doctor of the Science of Law - J.S.D.) pela University of Illinois, com revalidação pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense. Mestre (Master of Laws - L.L.M.) pela University of Illinois. Graduado em Direito pela Fundação de Ensino Octávio Bastos. Professor pesquisador da FGV e coordenador do Centro de Pesquisa em Direito e Economia da mesma instituição.


Patrícia Regina Pinheiro Sampa é doutoranda pela Faculdade de Direito da USP e mestre pela mesma instituição. Graduada em Direito pela PUC/RJ. Professora da FGV e pesquisadora do Centro de Pesquisa em Direito e Economia na mesma instituição. Advogada no Rio de Janeiro.

__________

 

Ganhador :

Marcos Antonio Vericimo, de Recife/PE

__________

__________

 

Adquira já o seu :